24 de fevereiro de 2025

Metrô, trens, barcas, VLT, BRT, ônibus e Bonde de Santa Teresa: veja o esquema de transportes no carnaval do Rio


Transportes do Rio têm esquema especial de funcionamento durante os dias de folia. Blocos e desfiles na Sapucaí prometem agitar o Rio de Janeiro nos próximos dias. Para evitar congestionamentos e interdições, especialmente na região central da cidade, o g1 preparou um guia com os horários de funcionamento dos principais transportes coletivos durante o carnaval. Confira abaixo.
Metrô
O metrô funcionará 24 horas durante os seis dias de carnaval. Na prática, as composições vão circular, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (28) até meia-noite de Quarta-feira de Cinzas (5).
Metrô vai funcionar 24 horas no carnaval
Divulgação/MetrôRio
Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, as estações são Central e Praça Onze.
No sábado (8), quando acontece o Desfile das Campeãs, o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (9).
Na sexta-feira (28), a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.
De sábado (1) até a Quarta-feira de Cinzas (5), a Linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Saiba tudo sobre o carnaval do Rio
Três dias de Grupo Especial: veja o que muda, confira os enredos e cante os sambas
Trens
Trens da Supervia
Reprodução/Supervia
A Supervia vai reforçar a operação dos trens, de sexta (28) até Quarta-feira de Cinzas (5), com viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz (atenderão também as estações do ramal Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo.
A estação Central do Brasil ficará aberta 24 horas. Durante as madrugadas, todas as outras estações funcionarão somente para desembarque de passageiros. Confira o planejamento:
Sexta (28)
Os trens vão circular com a grade horária de dia útil e haverá a oferta de trens extras após o fim da operação comercial regular, estendendo a circulação ao longo da madrugada.
De Sábado (1) até Quarta-feira de Cinzas (5)
Os trens vão operar de acordo com a grade horária de sábados, com a disponibilização de trens extras ao longo do dia, de acordo com a demanda. No final do dia também haverá partidas extras da Central do Brasil.
Quinta-feira e sexta-feira (6 e 7)
Os trens vão circular de acordo com a grade horária de dias úteis, com possíveis ajustes conforme a demanda de passageiros.
Todos os horários estão disponíveis no site da concessionária.
Barcas
Barcas do Rio
Reprodução/ TV Globo
O consórcio Barcas Rio também montou uma operação especial no carnaval. Veja abaixo.
Na sexta-feira (28), os passageiros poderão contar com a grade padrão de dia útil. No sábado (1) e no domingo (2), a Barcas Rio seguirá a grade de finais de semana nas linhas Arariboia e Paquetá.
Na segunda (3) e na Quarta-feira de Cinzas (5), a linha Araribóia vai operar com intervalo de 30 minutos; Paquetá vai circular com grade de fim de semana e feriado.
Já na Divisão Sul Fluminense (Angra dos Reis e Mangaratiba a Ilha Grande) a circulação será de grade regular de dia útil. Não haverá operação das linhas Charitas e Cocotá.
Na terça (4), todas as linhas vão seguir a grade de horários de domingos e feriados.
Os horários podem ser consultados no site da concessionária.
VLT
VLT na Rodoviária Novo Rio, no Centro
Marcos Serra Lima/g1
O VLT Carioca vai funcionar 24 horas durante o carnaval.
Na sexta (28), a partir das 23h, o VLT vai oferecer um serviço especial entre a Central (principal estação para embarque e desembarque do público do Sambódromo) e o Terminal Gentileza, até as 5h. Os intervalos entre as viagens serão de até 20 minutos.
De sábado (1) a terça-feira (4), o trajeto da linha 3 será ampliado: os trens circularão do Terminal Gentileza até o Santos Dumont. O objetivo é facilitar o deslocamento dos turistas e foliões que chegarem pelo terminal, pela Rodoviária do Rio e pelo Aeroporto Santos Dumont.
As informações sobre a operação estarão nos painéis eletrônicos das paradas e estações, na página da concessionária, na rede social X (@vltcarioca), no aplicativo Cittamobi e no site mobilidade.grupoccr.com.br/vltrio.
Ônibus
As linhas de ônibus que passam por áreas interditadas no entorno do Sambódromo sofreram modificações. Como nos anos anteriores, as linhas que vêm das zonas Norte e Oeste com destino ao Centro e à Zona Sul, e que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pelo Túnel Marcelo Alencar, no Centro, e pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.
Já as que vêm da Zona Sul e do Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, e que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
A operação dos serviços de ônibus noturnos que atendem à região do Sambódromo contará com reforço, com opção de integração com o Terminal Gentileza: Linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), com ponto na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
BRT
BRT
Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
De sábado (1) até terça (4), as linhas que rodam 24 horas no sistema BRT, os serviços noturnos e alguns outros serviços do BRT terão sua frota reforçada.
Transoeste
10 (Alvorada x Santa Cruz – Expresso): de 4h à 0h
11 (Alvorada x Santa Cruz – Parador): das 22h às 4h
12 (Alvorada x Pingo D’Água – Expresso): de 4h às 23h10
13 (Alvorada x Mato Alto – Expresso): de 4h às 10h
17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador): 24h
22 (Alvorada x Jardim Oceânico – Parador): 24h
25 (Alvorada x Mato Alto – Parador): de 4h às 22h05
Transcarioca
35 (Alvorada x Madureira – Parador): de 4h à 0h
38 (Alvorada x Galeão – Parador): de 22h às 4h
40 (Alvorada x Madureira – Expresso): de 5h à 21h10
42 (Madureira x Galeão – Parador): de 4h às 22h10
46 (Alvorada x Penha – Expresso): de 4h às 23h05
Transolímpica
50 (Jardim Oceâncio x Centro Olímpico – Parador): de 4h à 0h
51 (Recreio x Deodoro – Parador): 24h
52 (Alvorada x Deodoro – Parador): de 4h às 9h05 e de 16h às 23h
53 (Alvorada x Sulacap – Expresso): de 5h às 20h05
Transbrasil
60 (Gentileza x Deodoro – Parador): 24h
80 (Gentileza x Penha – Parador): 24h
90 (Gentileza x Fundão – Parador): de 4h à 0h
Nesses quatro dias, a operação seguirá o planejamento das linhas de sábado. A partir da 0h da Quarta-feira de Cinzas, a operação será a regular de dias úteis.
Funcionamento durante os dias de desfile da Intendente
As pessoas que quiserem se deslocar para os desfiles da Intendente Magalhães via BRT deverão utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão um horário de funcionamento especial.
O retorno, após os desfiles, deverá ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou pela estação Madureira/Manaceia, aberta 24 horas.
Funcionamento das estações Campinho e Pinto Teles:
Domingo (2): fechamento às 21h
Segunda-feira (3): funcionamento das 9h às 21h
Terça-feira (4): funcionamento das 9h às 21h
Quarta-feira de Cinzas (5) – Campinho: abertura às 9h, e depois funcionamento normal 24h; Pinto Teles: abertura às 9h, e depois funcionamento normal até 23h59
Quinta-feira (6): funcionamento normal – Campinho, 24h; e Pinto Teles, das 4h às 23h59
Sexta-feira (7): fechamento às 21h
Sábado (8): funcionamento das 9h às 21h
Domingo (9) – Campinho: abertura às 9h, e depois funcionamento normal 24h; Pinto Teles: abertura às 9h, e depois funcionamento normal até 23h59
Bonde de Santa Teresa
Na sexta (28), no sábado (1) e na terça (4), por conta dos desfiles de blocos em Santa Teresa, o bonde não vai circular. Já no domingo (2), segunda (3) e quarta (5), o funcionamento será normal.
No fim de semana pós-carnaval, o transporte vai operar normalmente no sábado (8), mas não vai funcionar no domingo (9).

Mais Notícias