24 de setembro de 2024

MG exonera diretores de presídio onde sete detentos morreram com suspeita de overdose de drogas K

Sete mortes foram registradas em 10 dias no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Presídio José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves
TV Globo
Dois diretores do Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram exonerados.
Neste mês, sete pessoas que cumpriam pena na unidade prisional morreram em dez dias. A suspeita é que os óbitos tenham sido causados por overdose de drogas K.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), “em nenhuma das ocorrências os presos apresentavam lesões aparentes”.
Em nota, a pasta afirmou apenas que o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) “optou pela troca na gestão” do presídio.
LEIA TAMBÉM:
Mortes de detentos após supostas overdoses por droga ‘K’ dentro de presídios são investigadas
O que são as drogas K e por que elas têm alto potencial destrutivo; veja perguntas e respostas
Polícia Penal de MG apreende 19 mil micropontos de drogas K com visitantes de presídios desde janeiro de 2023
Entenda
Além das mortes registradas no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, seis detentos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, também em Ribeirão das Neves, morreram entre dezembro de 2023 e março deste ano. Também há suspeita de overdose nesses casos.
Segundo a Sejusp, outros dois óbitos foram registrados em presídios recentemente: um, em 20 de março, no Ceresp Betim, e outro, no dia 1º de abril, no Presídio de São Joaquim de Bicas II, ambos na Grande BH. No entanto, a pasta ainda não relaciona as mortes ao uso de drogas.
Desde janeiro de 2023, a Polícia Penal de Minas Gerais apreendeu aproximadamente 19 mil micropontos de drogas K com pessoas que tentavam entrar em unidades prisionais do estado.
Segundo especialistas, essas substâncias, desenvolvidas em laboratório, causam dependência, atingem diversas regiões do corpo, têm potencial para aumentar a depressão e podem gerar:
Aumento da frequência cardíaca
Ataques de raiva e agressividade
Paranoia
Ansiedade
Alucinações
Convulsões
Insuficiência renal
Arritmias cardíacas
Morte
Consumo de drogas K assusta presídios na Grande Belo Horizonte
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias