Segundo a estimativa da Paróquia local, cerca de 40 mil pessoas participaram da celebração. Após a procissão, uma missa marcou o encerramento do festejo
César Lima
Milhares de pessoas foram às ruas do Centro de Currais Novos, no Seridó potiguar, nessa sexta-feira (26) para a Procissão de Sant’Ana. Uma missa solene foi realizada após o cortejo, marcando o encerramento da 216ª edição das festividades da padroeira local.
Segundo a estimativa da Paróquia local, cerca de 40 mil pessoas participaram da procissão. O cortejo saiu da igreja matriz às 17h e trouxe um andor renovado para a exposição da imagem bicentenária da padroeira.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Além dos currais-novenses, fiéis de outros municípios também marcaram presença no cortejo, que durou cerca de uma hora.
Imagens de outros santos também foram expostas ao longo do percurso, como a de São Joaquim, marido de Sant’Ana e avô de Jesus.
Entre os momentos mais marcantes, esteve a apresentação da imagem para idosos do abrigo Monsenhor Paulo Herôncio e o instante que os fiéis acenderam as lanternas de seus celulares ao longo da avenida Sílvio Bezerra de Melo.
Procissão de Sant’Ana atrai milhares de pessoas para as ruas de Currais Novos
Andor reformulado
A procissão deste ano foi a primeira em que a imagem de Sant’Ana foi exposta após sua restauração. Ela foi comprada em 1806 e a partir dela o festejo à padroeira teve início no município.
Um andor com novos elementos foi pensado para esse momento. Adornado com flores brancas, foi carregado pelos guardiões da padroeira. Para esse ano, a área interior da berlinda que protege a imagem contou com iluminação, que destacou ainda mais a padroeira conforme o anoitecer chegava.
A restauração foi executada pelo artista Thierry Cavalcante, especialista em arte sacra. Foram quase 5 meses de trabalho até o resultado, tendo início em fevereiro.
O artista seguiu o estilo do barroco pernambucano que a imagem possuía. A imagem entregue teve mudança nas cores do veú, que deixou de ser vermelho e azul para ter tons de verde.
Andor de Sant’Ana em frente à igreja matriz
Ismael Medeiros