14 de novembro de 2024

Militantes de candidatos adversários trocam socos durante comício e evento vira confusão generalizada

Agressões aconteceram no município de Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco, entre apoiadores dos candidatos a prefeito Berg de Hacker (PSDB) e Salmo Valentim (PSB). Manifestantes trocam agressões durante comício em Rio Formoso
Dois eventos políticos acabaram em uma briga generalizada na cidade de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, no domingo (25). Militantes apoiadores dos candidatos Berg de Hacker (PSDB) e Salmo Valentim (PSB) se agrediram num campo de futebol no distrito de Cucaú (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
Pessoas que estavam no local gravaram o momento em que as agressões começaram. No vídeo enviado ao canal Globo é possível observar os militantes adversários se empurrando, jogando copos com bebida e, em seguida, trocando socos e pontapés. Parte dos presentes vaiou a confusão sem se envolver.
Segundo os pronunciamentos dos dois postulantes ao cargo de prefeito do município em suas redes sociais, os apoiadores do candidato Berg de Hacker, vestidos de amarelo, estavam realizando um evento da campanha no campo de futebol, quando os apoiadores de Salmo Valentim, com roupas vermelhas, chegaram ao local com um trio elétrico.
Berg de Hacker disse que o adversário, Salmo Valentim, “promoveu uma caminhada ilegal” com a “utilização de um trio irregular” e sem prévio aviso. Ele considerou que a atitude do adversário “incitou a violência entre os presentes”.
Já Saulo Valetim acusou Berg de Hacker e seus apoiadores de agredirem, “de forma covarde”, sua campanha quando o grupo tentou atravessar o campo de futebol com o trio elétrico. Segundo Valentim, os militantes foram incitados “de forma irresponsável”.
Em nota, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) repudiou os atos de violência, que classificou como “desdobramentos absolutamente impensáveis para uma corrida eleitoral em um país democrático”. Segundo o partido, pessoas feridas precisaram de atendimento médico após a confusão.
O PSB também prestou “solidariedade ao candidato Salmo Valentim e a sua militância” e disse torcer pela apuração do caso “com rigor e celeridade”.
Como não foram divulgados os nomes das pessoas feridas, nem a unidade de saúde para a qual foram encaminhadas, não foi possível obter o estado de saúde atualizado dos militantes agredidos.
O g1 procurou o PSDB, mas o diretório estadual do partido não se manifestou sobre o ocorrido até a última atualização dessa reportagem.
O g1 também procurou a Polícia Civil e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), questionando se foi registrada alguma denúncia em relação ao ocorrido, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Militantes do PSB e do PSDB se agrediram durante evento de campanha em Rio Formoso
Reprodução/WhatsApp
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias