6 de janeiro de 2025

Millenial, Z, Beta e mais: saiba qual é sua geração e entenda as características de cada uma


Gerações ajudam a entender mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos no trabalho e de consumo. Sociólogo explica características da geração Beta
Os bebês que nasceram a partir do dia 1º de janeiro de 2025 fazem parte de uma nova geração: a Beta. Segundo especialistas, esse grupo será formado por pessoas que nasceram entre os anos de 2025 a 2039.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A geração Beta substitui a Alpha, que é composta por todos que nasceram entre 2010 e 2024.
Basicamente, cada uma das gerações possui comportamentos e valores próprios. Nos últimos anos, cada novo grupo veio ao mundo em um ambiente mais conectado e digital que o anterior. Esse fator, inclusive, tem um impacto muito significativo na definição de cada geração.
No caso da Beta, por exemplo, a geração terá uma vivência maior com a Inteligência Artificial, enquanto a geração Z tem um perfil de interação mais voltado às redes sociais.
Confira na tabela abaixo as características de cada geração e identifique a qual grupo você pertence.
Gerações
LEIA TAMBÉM
O pequeno exercício que é um poderoso estimulante do humor
Especialista em dados, gerente agrícola e mais: pesquisa lista profissões em alta para 2025
Fernanda Torres tem chances no Globo de Ouro 2025? Especialistas de Hollywood acham que sim
🤔 Mas quem define quando muda uma geração?
Pés de bebê
Fernando Teixeira/Prefeitura Municipal de Boa Vista
As gerações visam ajudar a entender quais são as visões de mundo, maneiras de se portar, de se relacionar, e forma de comunicação de cada um dos grupos.
As características são estudadas e catalogadas por sociólogos, com vários objetivos. Um dos principais é identificar um tipo de tendência de consumo. Essa divisão ajuda as marcas e as empresas a criarem produtos e serviços que gerem interesse em cada uma das gerações.
👖 Por exemplo, as calças jeans: na virada do milênio, o modelo skinny ganhou força contra o que era usado nos anos 1990. A nova vestimenta tinha como objetivo valorizar o corpo. Porém, alguns anos depois, o modelo “mom” veio com força, visando dar mais conforto aos clientes.
Em resumo, as nomenclaturas de gerações servem para as pessoas gastarem mais dinheiro ao criarem uma identidade.
Além disso, a definição desses grupos também podem ajudar as empresas e definirem esquemas de trabalho que funcionem melhor, já que cada geração tem um comportamento diferente.
Agora, quatro gerações estão dividindo espaço no mercado – Baby boomer, X, Millennial e Z. E, logo menos, as empresas contarão com a geração Alpha.
O gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Fabrício Lopes, afirmou ao g1 Paraná que as empresas precisam entender a mudança de contexto e reduzir a rejeição a pessoas mais velhas.
“Quando você mistura no mesmo ambiente jovens saindo da universidade, com 24, 23 anos, com pessoas com mais de 60, você cria multi skills e isso gera inovação. Então, as empresas que estão conectadas no futuro já estão misturando essas pessoas”, completa.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Mais Notícias