Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, até esta segunda (18), 232.789 casos da doença foram confirmados em MG e outros 372 óbitos estavam em investigação. Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
Minas Gerais já registrou 100 mortes causadas pela dengue em 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até esta segunda-feira (18), 232.789 casos da doença foram confirmados em MG e outros 372 óbitos estavam em investigação.
Ainda de acordo com a pasta, a letalidade da dengue está em 2,75% e há quase 630 mil casos prováveis de infecção em análise. A maior parte das mortes é de pessoas entre 70 e 79 anos (20,2%), todas elas com comorbidades.
“Em menos de três meses registramos um número muito alto de casos. A gente está vivendo um aumento exponencial de casos, que já superou todas as expectativas. É uma epidemia da dengue”, comentou o médico infectologista Estevão Urbano.
Dengue: veja quais os sintomas, cuidados e mitos sobre a doença
No último 27 de janeiro, o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública por causa da alta incidência de dengue e de chikungunya no estado. O texto autorizou a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter as arboviroses.
Entre o conjunto de estratégias adotadas pela SES e secretarias municipais estão a abertura de leitos específicos para o atendimento de pacientes com sintomas da doença, hospitais de campanha e centrais de hidratação, além da vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
LEIA TAMBÉM:
Belo Horizonte amplia vacinação contra a dengue para o público de 12 a 14 anos
Prefeitura abre hospital temporário para atender pacientes com sintomas de dengue em BH
Minas Gerais vai promover vacinação contra dengue em escolas, diz secretário de Saúde
Hospital de campanha para pacientes com dengue começa a funcionar em BH, diz prefeitura
Pesquisa que pode contribuir para tratamento de casos graves de dengue avança na UFMG
Chikungunya e zika
Até o momento, foram confirmadas 20 mortes e 37.193 infecções por chikungunya em Minas. Em relação à zika, foram 14 casos positivos, mas não houve óbito pela doença.
Eliminação de focos em BH
Prefeitura limpa espaço no Conjunto Taquaril e promete revitalizar o local
Nesta segunda, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma operação especial para combater focos do mosquito da dengue e desocupar um terreno público na Rua Ludgero Felipe Ferreira, no bairro Taquaril, na Região Leste da capital. O local estava sendo usado para o descarte clandestino de sucatas, ferro velho e outros itens.
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) retirou da área cerca de 25 toneladas de resíduos, incluindo entulho, lixo e pequenos volumes. Durante o trabalho, uma equipe da Zoonoses eliminou os possíveis criadouros do Aedes aegypti e tratou, com larvicida, os focos do inseto.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: