16 de janeiro de 2025

Minérios encontrados em ‘Cidade das Esmeraldas’ podem reduzir custos de produção agrícola, diz pesquisa

Remineralizadores de solos encontrados nos campos de minérios de Monte Santo podem ser utilizados como fertilizantes de solo naturais. Projeto desenvolvido em pareceria com a Universidade de Brasília (UnB) busca impulsionar as cadeias produtiva. Agência de Mineração faz pesquisa de aproveitamento de esmeraldas em Monte Santo
O município de Monte Santo, na região central do estado, conhecido pelos garimpeiros pela fama de cidade das esmeraldas, pode ter sua riqueza mineral aproveitada para aumentar a produtividade agrícola do estado. Segundo a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), a cidade apresenta potencial de rochas que podem ser usadas como fertilizantes naturais.
O projeto desenvolvido em pareceria com a Universidade de Brasília (UnB) busca impulsionar as cadeias produtivas e estimular a criação de uma rede para usar de forma completa e inteligente os recursos da produção de esmeralda e remineralizadores – minérios que melhoram a fertilidade do solo.
A região conta com cinco cooperativas de garimpos legalizados. Além do potencial mineral para esmeraldas, a pesquisa constatou em campo a presença de materiais que podem ser usados como pó de rocha para fertilizar o solo e baratear os gastos da produção agrícola.
Nas expedições foram observadas a ocorrência de outros minerais como rutilo (óxido de titânio), zircão (zirconita), sodalita, quartzo, e outros minérios importantes para a economia do estado.
Além de esmeraldas, foram encontrados outros minerais como rutilo (óxido de titânio), zircão (zirconita), sodalita, quartzo
Divulgação/Ameto
Os trabalhos de campo começaram após o acordo firmado pelo governo do estado em dezembro de 2023. Foram coletadas amostras de rochas e minerais, que serão integrados à dados geológicos, geofísicos, altimétricos e imagens de satélite.
Pó de rocha
Os remineralizadores de solos são substâncias naturais que contêm uma variedade de nutrientes essenciais em quantidades significativas. Entre as substâncias está o pó de rocha, um subproduto da atividade de mineração.
O pó de rocha é utilizado na produção de fertilizantes, na correção da acidez do solo e em outras aplicações. Por meio dele, é possível substituir as fontes tradicionais de fertilizantes, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura.
A técnica da rochagem, como também é chamada, tem se popularizado entre os agricultores, indicando uma mudança de paradigma em relação à forma como os recursos ambientais podem ser aproveitados de maneira econômica e sustentável.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
O

Mais Notícias