25 de dezembro de 2024

Ministério da Agricultura apreende 18,75 toneladas de arroz com embalagem adulterada no interior de SP


Segundo o Mapa, grãos do tipo 5 eram comercializado como tipos 1 e 3, em empresa de São José do Rio Preto (SP). Arroz com embalagem adulterada é apreendido em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Mapa
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 18,75 toneladas de arroz com embalagem adulterada em uma empresa que monta cestas de alimentos em São José do Rio Preto (SP). Segundo o órgão, grãos do tipo 5 eram comercializados como tipo 1 e tipo 3. O resultado da fiscalização foi divulgado nesta sexta-feira (29).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com o Mapa, foram apreendidos o total de 1.332 pacotes de 5 quilos de arroz durante operação realizada em 21 de novembro. Na embalagem constava que o grão era do tipo 1, todavia, ficou constado que o produto é do tipo 5. O alimento foi embalado por uma empresa de Colina (SP).
Ainda, durante a fiscalização, o Mapa apreendeu outros dois lotes de arroz, totalizando 2.418 pacotes de 5 quilos que eram comercializados como tipo 1, mas apresentavam-se como tipo 3 ou “fora do tipo” – que indica excesso de grãos quebrados, picados, amarelos e quireras.
Nesse segundo caso, 12.090 quilos do alimento foram removidos das prateleiras. O órgão ainda constatou que o produto foi embalado por uma empresa do Rio Grande do Sul.
Para ser considerado tipo 1, o limite de grãos quebrados e quireras deve ser de 7,5% do peso total. Em um dos casos, o resultado laboratorial mostrou que os produtos correspondiam a 53,54% do peso total, o que representa sete vezes o limite estabelecido pela legislação.
O Mapa informou, também, que irá divulgar os nomes dos estabelecimentos após a conclusão do processo administrativo, mas que os direitos de defesa serão concedidos às empresas. Se todas as suspeitas forem tecnicamente comprovadas, as empresas terão ainda que substituir os lotes que estavam irregulares.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias