17 de outubro de 2024

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia leilão de terminal que aumentará a capacidade do Porto de Santos, SP; entenda

Projeto prevê uma ampliação da capacidade para contêineres em 50% e inclui um novo terminal de passageiros na região do Saboó, na margem direita do Porto de Santos (SP). Porto de Santos, no litoral de São Paulo
MPor/Divulgação
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou que fará o leilão do terminal STS 10, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O projeto prevê uma ampliação da capacidade de contêineres em 50%, incluindo um novo terminal de passageiros na região do Saboó, na margem direita do cais. Conforme divulgado pelo órgão nesta terça-feira (15), a previsão é de que o leilão ocorra em 2025.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, o MPor informou ter analisado “diversas alternativas” à concessão do STS 10, escolhendo dar prosseguimento ao leilão da área destinada aos contêineres. A decisão foi tomada após o ministério encaminhar um ofício à Infra SA com adaptações no modelo original, proposto há cinco anos.
No projeto aprovado pelo MPor junto ao Ministério da Casa Civil, o STS 10 terá quatro berços de atracação [área que conecta a embarcação com as redes terrestres de distribuição no cais], um a mais do que o previsto no modelo original.
De acordo com o ministério, esta quantidade ampliará em 50% a capacidade de contêineres. Desta forma, o cais santista que hoje recebe seis milhões de contêineres por ano passará a comportar nove milhões de unidades.
O ministério garantiu que a construção do novo terminal de passageiros no STS 10 não deve interferir na área de contêineres. Apesar disso, o comunicado indicou que a melhor forma para a operação ainda vai ser analisada pelo governo federal, tendo em vista a importância do local, que recebe aproximadamente um milhão de pessoas por ano.
Área do STS 10 no Porto de Santos, no litoral de São Paulo
Vanessa Rodrigues/AT
As diretrizes do MPor para o STS 10 foram definidas pela área técnica, e o estudo ajustado deverá ser encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) ainda este ano.
Em nota, o ministro Sílvio Costa Filho explicou que o projeto foi elaborado após “muita análise”. Segundo ele, o modelo original foi construído em um cenário de privatização do Porto de Santos, o que foi descartado pelo governo do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Estamos ampliando a capacidade de importação e exportação do maior porto brasileiro, garantindo melhoria na operação e tornando nossos produtos exportados ainda mais competitivos”, completou o ministro.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias