20 de novembro de 2024

Ministério Público abre inquérito para investigar falta de recursos humanos e materiais na Polícia Civil de Jundiaí

Situação estaria comprometendo o andamento das investigações na região. MP tem prazo de 180 dias para concluir o procedimento. MP de Jundiaí (SP) abre investigação sobre possíveis problemas na Polícia Civil
Gustavo Netto/TV TEM
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito civil para investigar eventual falta de recursos humanos e materiais na Delegacia de Polícia de Jundiaí (SP). A situação, conforme o procedimento, compromete o andamento das investigações na região.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A medida foi tomada, de acordo com o MP, após uma certidão emitida por uma escrivã apontar um “acúmulo significativo de inquéritos policiais sem conclusão devido à sobrecarga de trabalho e escassez de pessoal”.
Com a abertura do procedimento, foram solicitadas informações detalhadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), ao delegado geral da Polícia Civil e ao delegado seccional sobre o número de servidores nas delegacias de Jundiaí, os índices de criminalidade nos últimos três anos e as medidas adotadas para solucionar a falta de recursos.
O procedimento é da 9ª Promotoria de Justiça de Jundiaí e está sob a responsabilidade dos promotores de Justiça Rafael de Oliveira Costa e Klaus Negri Costa.
O inquérito também requereu a entidades representativas de delegados e escrivães dados sobre as condições de trabalho na região. Os promotores ainda manifestaram interesse em agendar reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública após o recebimento dos documentos solicitados.
O MP tem prazo de 180 dias para concluir o procedimento. Esse prazo pode ser estendido por igual período, desde que devidamente justificado.
O g1 questionou Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Já a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), informou que ainda não foi notificada sobre a investigação. “Assim que receber a solicitação, todas as informações serão encaminhadas nos prazos determinados. Vale lembrar que a cessão de servidor é ato publicado em Imprensa Oficial do Município.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias