Poder Executivo tem prazo de 15 dias para apresentar resposta à Promotoria. Ministério Público cobrou da Prefeitura ações de combate à dengue
Bruna Bonfim/TV Fronteira
Na manhã desta terça-feira (11), representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) e da Prefeitura realizaram uma reunião para discutir ações para conter o avanço da dengue em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O MPE-SP instaurou um procedimento para acompanhar o que realmente a Prefeitura está fazendo diante da situação de emergência.
Segundo a promotora de Justiça Vanessa Zorzan, o Ministério Público cobrou políticas públicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de um posicionamento sobre o número de casos, que vem aumentando, e sobre as unidades de saúde, que estão lotadas.
Ainda de acordo com a promotora, o objetivo principal da reunião, na sede local do MPE-SP, no Centro, foi pressionar a Prefeitura sobre medidas de prevenção e atuação em relação à dengue.
O Ministério Público também soltou um ofício cobrando um plano de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti por parte do município, que deve ser entregue dentro de um prazo de 15 dias.
VEJA TAMBÉM:
Prefeitura de Presidente Prudente decreta situação de emergência devido ao número de casos de dengue no município
Ministério Público e Prefeitura se reúnem para discutir ações contra a dengue
O vice-prefeito José Osanam Albuquerque Junior (PL) disse que o Poder Executivo tem feito de tudo para prevenir a doença no município, mas que faltam recursos.
Ele disse também que a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) está sem dinheiro para trabalhar.
Participaram ainda da reunião representantes da Vigilância Municipal Epidemiológica e das secretarias municipais de Assuntos Jurídicos e Legislativos, de Saúde e de Educação.
Também estavam presentes membros do Comitê de Combate à Dengue, do Tiro de Guerra e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Até o momento, em 2025, Presidente Prudente conta com 945 casos confirmados de dengue, duas mortes e um óbito suspeito em investigação.
Ministério Público cobrou da Prefeitura ações de combate à dengue
Bruna Bonfim/TV Fronteira
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.