7 de outubro de 2024

Ministério Público do Trabalho ingressa com medida judicial após denúncias de assédio eleitoral no Acre

MPT também emitiu recomendação a todos os partidos políticos e coligações que disputam as Eleições. Procuradora do Trabalho, Marielle Viana
Reprodução
O Ministério Público do Trabalho no Acre ingressou com uma medida judicial após receber denúncias de assédio eleitoral praticadas por gestores públicos estaduais. Também emitiu uma recomendação a todos os partidos políticos e coligações que disputam as Eleições.
ELEIÇÕES 2024: Veja a página do g1 AC
TEMPO REAL: Acompanhe a cobertura completa deste domingo (6)
📲 CANAL DO WHATSAPP: Acompanhe as notícias do Acre no seu celular
Guia do eleitor: Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição no Acre
“Para que eles, ao nomearem fiscais de partidos, dentre servidores públicos, sejam eles, concursados, terceirizados, temporários, cargos comissionados, observem se esses trabalhadores possuem filiação a esse partido político, ou que demonstrem identidade ideológica com a ideologia do partido político. Caso não seja, que eles tenham sido previamente contratados pelo partido político para exercer essa função durante as eleições”, alerta a procuradora do Trabalho, Marille Viana.
A recomendação também estabelece que caso os fiscais não se encaixem nesses critérios que as nomeações sejam revogadas. “Apenas permitam que exerçam a função de fiscal do partido aqueles que se adequam a esses requisitos que são aqueles também previstos pela legislação eleitoral”, diz.
Foi concedido um prazo de 24 horas para que os partidos políticos se adequem. As recomendações foram expedidas com base nos endereços de e-mail que constam no cadastro junto ao site do TRE do Acre.
Assédio eleitoral
O assédio eleitoral é caracterizado pelas práticas de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento no intuito de influenciar ou manipular o voto, o apoio, a orientação ou a manifestação política de trabalhadoras e trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho.
Para denunciar casos de assédio eleitoral, basta acessar o portal do MPT.
Eleições 2024 no AC: Movimentação nas seções eleitorais segue tranquila em Rio Branco
VÍDEOS: g1

Mais Notícias