24 de setembro de 2024

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai visitar o Amapá para dar início ao calendário de vacinação de indígenas

Agenda da ministra neste sábado (13) tem assinatura da construção do Centro Transfronteiriço de Vigilância em Saúde de Oiapoque e vacinação contra a dengue, em Santana. Nisia Trindade, ministra da Saúde visita o Amapá neste sábado (13)
Carolina Antunes/Ministério da Saúde
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima visita o município de Oiapoque, no Amapá, neste sábado (13) para a assinatura da primeira etapa da obra do Centro transfronteiriço de Vigilância em Saúde e para a abertura do programa nacional do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A obra em questão faz parte do plano do Governo de desenvolvimento da política internacional, discutidas entre Macapá e Guiana Francesa, definidas durante a 12ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil e França (CMT).
E a campanha de vacinação contra a dengue é distribuída na Aldeia Kuhaí, na Terra Indígena de Uaçá a partir das 9h de sexta-feira (12), a ministra estará presente na ação somente no sábado (13) e dá início ao programa de saúde indígena do Governo Federal.
A visita inclui ainda uma ação de vacinação contra dengue no município de Santana, na Região Metropolitana de Macapá.
Construção do Centro Transfronteiriço de Vigilância em Saúde
Essa é mais uma iniciativa entre Brasil e França. No mês passado, o presidente da França, Emmanuel Macron, visitou o país e encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A construção do Centro começa com outra obra, do novo Laboratório de Fronteira (Lafron), que junta as demandas da Vigilância em saúde na região franco-brasileira, evitando que se espalhe para os estados dos países. A estratégia controla e previne epidemias na região.
A proposta também divulga informações epidemiológicas e orientações, e coordena as emergências nacionais e regionais, capacitando profissionais na aplicação de novos métodos para o processo de vigilância e respostas às emergências.
Vacinação em terras indígenas
A vacinação contra a dengue é distribuída na Aldeia Kuhaí, na Terra Indígena de Uaçá, em Oiapoque, no estado do Amapá, na sexta-feira (12) e no sábado (13), a partir das 9h. A escolha do município foi feita pelo Governo Federal,
A ação pretende atender mais de 100 pessoas e segue para outras aldeias do Amapá e Norte do Pará.
No mês de janeiro e fevereiro, apenas em Oiapoque, foram registradas três mortes por dengue. Sendo uma por dengue hemorrágica, de um homem de 25 anos, uma técnica de enfermagem indígena de 25 anos por dengue grave, e uma mulher indígena de 38 anos, também por dengue grave.
O município de Oiapoque foi o que mais registrou casos de dengue apenas no período de três meses. Em fevereiro, foi decretada emergência, em março, dos 527 casos de dengue registrados no Amapá, 321 foram em Oiapoque.
Esta campanha de vacinação é feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Além da imunização contra a dengue, outras vacinas serão distribuídas na ação, e outros serviços de saúde por equipes multidisciplinares.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias