19 de setembro de 2024

Ministro do Desenvolvimento visita projeto de acolhimento em Salto que usa material sustentável para construção de casas

Wellington Dias visitou a região de Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (16). Associação beneficente que mantém projeto foi fundada há 24 anos, na capital, para atender a população em situação de rua. Ministro do Desenvolvimento visita Salto e conhece projeto ‘Cidade Rahamim’
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou a região de Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (16). Ele esteve em Salto (SP) e visitou o projeto Cidade Rahamim, que é mantido pela organização Aliança de Misericórdia.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou a região de Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (16)
Reprodução/TV TEM
A associação beneficente foi fundada há 24 anos, na capital, para atender a população em situação de rua no Centro de São Paulo, oferecendo serviços emergenciais e básicos.
Em Salto, o grupo trabalha no acolhimento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e pessoas em situação de rua. Uma cidade está sendo construída com a ajuda de voluntários. O projeto vai contar com mais de 300 casas.
Casas são construídas com materiais sustentáveis em Salto (SP)
Reprodução/TV TEM
“Você tem aqui, não só as condições de uma unidade de acolhimento, com alimentação, como as condições de olhar para o ser humano de forma integral, mas também já com alguns resultados na perspectivas de pessoas que passaram aqui e já foram reintegradas à família, já foram reintegradas para atividade”, afirmou o ministro.
“Vamos buscar sempre alternativas como essa como referência para que a gente possa vencer os desafios que tem no Brasil”, acrescentou.
O projeto da Cidade Rahamim, nome que em hebraico significa misericórdia, está sendo construído em uma área de 630 mil metros quadrados. A ideia surgiu dos padres que fazem parte da comunidade. Tudo deve ser sustentável.
Casas são construídas com materiais sustentáveis em Salto (SP)
Reprodução/TV TEM
Os tijolos são de terre, feitos no local. As estruturas têm madeiras reaproveitadas, como telhado verde, painel fotovoltaico para geração de energia elétrica, coleta de água de chuva e utilização do gás produzido pelo esgoto para abastecer o fogão na cozinha. 30 pessoas já vivem na área.
“Temos aqui a iniciativa privada que tem nos apoiado sobretudo com aquilo que é a sustentabilidade, com projetos que vão na área do verde. Projetos que estão justamente trabalhando para que eles, com esse contato, possam se recuperar. E também contamos com a ajuda do estado, que nos fornece essa estrutura, meios para que essa infraestrutura possa se realizar”, afirma padre Isaac Madureira, presidente da Aliança de Misericórdia.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias