Nos bastidores, ministros avaliam que a medida de Moraes é dura, mas que não restava alternativa diante da desobediência judicial de Musk. Musk e Moraes
Getty Images/g1; SERGIO LIMA / AFP
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defendem que a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o X até que o seu dono cumpra a lei no Brasil, indicando representante legal, seja submetida aos demais ministros na semana que vem.
Na avaliação de um ministro ouvido pelo blog, ideal é que entre para referendo da turma já na próxima semana, de preferência na segunda-feira.
Nos bastidores, ministros avaliam que a medida de Moraes é dura, mas que não restava alternativa diante da desobediência judicial de Musk.
Em defesa de Moraes, alguns integrantes do Judiciário ressaltam que Musk e a extrema direita se aproveitam da decisão para tentar vender a narrativa de que houve banimento- o que não houve. “Se houver o cumprimento das decisões do STF, o X e as outras empresas voltarão a funcionar normalmente”, diz esse integrante do STF.
Após ordem de suspensão do X, Musk diz que Moraes está ‘destruindo’ liberdade de expressão
Ordem de bloqueio do X no Brasil repercute na imprensa internacional
Starlink, de Musk, também terá que suspender o acesso ao X
Como o blog publicou nas últimas semanas, no entanto, há um consenso nos bastidores do STF de que Moraes tomou a decisão porque Musk “escalou de propósito”- não deixando “outra alternativa”- mas que ele comete excessos, como na decisão com a Starlink e que há um poder excessivo do ministro em diferentes casos que desgasta a imagem do Judiciário e mantem a corte sob pressão.
Por isso, defendem um equilíbrio e desfechos em investigações que estão abertas há algum tempo, como a das fakenews e milícias digitais, por exemplo.