20 de setembro de 2024

Moda sustentável: conheça marca brasiliense que está na Semana de Moda de Milão

Flávia Amadeu representa o DF e levanta bandeira da sustentabilidade com joias feitas com borracha. Trabalho tem parceria com comunidades da Amazônia. Artista brasiliense expõe na Semana da Moda de Milão
Divulgação/ApexBrasil
Com uma proposta de moda sustentável, a brasiliense Flávia Amadeu representa o Distrito Federal na Semana de Moda de Milão. Entre os 20 designers brasileiros que participam do evento, na Itália, Brasília mostra joias feitas com borracha.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
A marca que leva o nome da designer Flávia Amadeu vai além da moda. As joias têm um propósito e geram sustentabilidade: todas as peças são feitas a partir do material fornecido por seringueiras da Amazônia.
Flávia conta que sempre foi apaixonada por moda e estilo. Ela se formou em desenho industrial na Unb, deu aulas por muitos anos, e foi uma das pioneiras do designer em Brasília.
O objetivo da marca é chamar a atenção para a sustentabilidade e gerar renda para pequenas comunidades. Flávia capacita moradores do Norte do país para que eles possam produzir peças a partir da borracha extraída das seringueiras.
“A moda tem que se reeducar, principalmente os novos designers tem que ter esse olhar mais sensível para o meio ambiente. As grandes marcas já estão se reeducando e sustentabilidade é o futuro”, diz Flávia
Peças de Flávia feitas a partir de seringueiras extraídas direto da a floresta amazônica.
Divulgação/ApexBrasil
Sobre representar o Distrito Federal na Semana de Moda de Milão, a designer diz estar encantada em sua primeira visita à Itália. Ela conta que acredita e tem esperanbça de um futuro promissor para a moda brasiliense.
“Sempre quis que a moda brasiliense fosse mais reconhecida. Faz 20 anos que trabalho nesse ramo e tenho muita vontade de ver a moda brasiliense crescendo”, diz a designer
O que é Moda Sustentável ? 👗
O professor Breno Tenório, docente do Departamento de Design da Unb explica que para entendermos a moda sustentável é preciso, primeiro, pensar em sustentabilidade.
🌱Sustentabilidade: Refere-se a um sistema ecológico que mantém o equilíbrio. Os elementos extraídos da natureza não ultrapassam sua capacidade de reposição.
🧵Moda sustentável é produzir com fibras e tecidos de origem conhecida e usar matérias primas não convencionais, além de pensar em material biodegradável, que não faz mal ao meio ambiente quando descartado.
“É importante pensar na moda sustentável para que consigamos consumir de forma consciente e produzir de forma mais sustentável, com uma moda mais local que gere renda para a população e com materiais certificados”, diz o professor Breno Tenório
Conheça todos os brasileiros que participam da Semana de Moda de Milão
O evento da Semana de Moda de Milão é o Awake, realizado pela ApexBrasil que incentiva empreendedores e estilistas a pensar de maneira consciente. Ao todo, foram selecionadas 20 marcas de moda sustentável de todas as regiões do país:
Flavia Amadeu (Distrito Federal)
Atelier TRANSmoras (São Paulo)
Alexandre Pavão (São Paulo)
Augusta (São Paulo)
Bela Brand (São Paulo)
Dindi Eyewear (São Paulo)
Flavia Aranha (São Paulo)
Murmaid (São Paulo)
Alina Amaral (Alagoas)
Barbara Müller (Pará)
Jordana Rocha (Bahia)
Maurício Duarte (Amazonas)
Catarina Mina (Ceará)
Marina Bitu (Ceará)
Leafy (Santa Catarina)
Maria Pavan (Rio Grande do Sul)
Min RJ (Rio de Janeiro)
The Paradise (Rio de Janeiro)
Lahara Brand (Rio de Janeiro)
CURA (Rio de Janeiro)
LEIA TAMBÉM:
MODA COM PROPÓSITO: estilistas e marcas do DF empreendem com consciência e estilo
MODA CIRCULAR: aumenta a compra de roupas de ‘segunda mão’; entenda
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias