Formação alia teoria e prática, estimula o protagonismo do estudante e traz capacitações para as novas demandas do mercado de trabalho. O mercado profissional está se transformando de maneira acelerada, especialmente depois da pandemia de Covid-19. Segundo o relatório The Future of Jobs — organizado pelo Fórum Econômico Mundial — 50% da força trabalhadora precisará se requalificar para acompanhar e atender às demandas laborais dos próximos anos.
Além do conhecimento teórico, a vivência prática — aliada à capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas complexos, exercer liderança, ter boa comunicação, resiliência e foco em resultado — será cada vez mais requisitada em praticamente todas as áreas; incluindo a das ciências exatas.
Adaptações realizadas
Para formar profissionais que façam a diferença nestes cenários em constantes alterações, o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) já adaptou as matrizes curriculares dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. Dessa forma, os estudantes conhecem as demandas reais do mercado desde os primeiros semestres de aula. Outra novidade é que a partir de 2025 esses cursos também serão ofertados na metodologia semipresencial.
“Com a matriz curricular já adaptada, intensificamos e valorizamos o aprendizado ativo e prático. Dessa forma, nossos acadêmicos aprendem e desenvolvem aptidões sociocomportamentais que serão aplicáveis ao longo da vida e da carreira”, explica o coordenador dos cursos de Engenharia e Arquitetura do Integrado, Paulo Henrique Rodrigues.
O estudo de tecnologias emergentes — como a inteligência artificial, a realidade aumentada e o aprendizado de máquina — também está presente nessas graduações, em módulos específicos. E para vivenciar ainda mais as experiências reais, a equipe de professores e alunos do Integrado farão duas visitas técnicas anuais em grandes companhias e em outros municípios.
“Queremos que os estudantes apliquem todo o conteúdo adquirido em problemas reais da profissão. Por isso, juntamos o ensino à prática e estimulamos que nossos acadêmicos sejam observadores atentos, tenham olhar crítico e atitudes resolutivas”, enfatiza a professora de Arquitetura e Urbanismo do Integrado, Ericka Alline Bine Razera.
Inovação curricular
As novas matrizes curriculares de Engenharia e Arquitetura do Integrado foram organizadas em 18 módulos que englobam conhecimentos técnicos, personalizados, conectados às demandas atuais do trabalho e atividades que fomentam o desenvolvimento de características interpessoais que ajudam nas mais variadas situações do dia-a-dia.
As comunidades de aprendizagem e a diversidade de ambientes — além das salas de aula — auxiliam na vinculação com o projeto de vida, com o constante aprimoramento e com a autogestão pessoal e da carreira.
Durante o curso, o acadêmico dessas graduações terá que desenvolver um produto e vivenciar as mais variadas situações; desde a concepção da ideia, a completa gestão do projeto até a apresentação a futuros investidores. Ao término, o egresso garante o diploma e um sólido portfólio com 18 projetos de sua autoria.
“Todos os projetos serão realizados em equipe e com a supervisão dos professores para fortalecer o aprendizado ‘mão na massa’ e colaborativo”, acrescenta Rodrigues.
Profissionais multidisciplinares
O conhecimento de questões culturais e das inovações tecnológicas também são fatores que influenciam na dinâmica do mercado de trabalho atual. Por isso, profissionais multidisciplinares e que compreendam esses fundamentos serão cada vez mais requisitados.
“Favorecemos a interdisciplinaridade, o diálogo, o desenvolvimento da visão de mundo, o raciocínio, a formação humanística, a adaptabilidade e a criatividade para alcançar o sucesso. Aqui o networking começa já na graduação, na interação com os colegas, com as empresas parceiras, com a orientação, suporte e a mentoria dos professores”, destaca Ericka Alline Bine Razera.
Novas matrizes para 2025
O Centro Universitário Integrado disponibiliza as novas matrizes curriculares de Engenharia e Arquitetura já a partir de 2025. Além de estimular o protagonismo dos estudantes, a adequação à metodologia semipresencial prioriza o aprendizado ativo, estimula novos saberes, incentiva a autonomia e o empreendedorismo.
“Queremos que os estudantes se enxerguem no curso e na profissão escolhida por meio de uma metodologia que oferece acesso à profissionalização desde o primeiro módulo”, reforça o coordenador dos cursos de Engenharia e Arquitetura do Centro Universitário Integrado, Paulo Henrique Rodrigues.
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática
Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia — e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.