21 de outubro de 2024

Mohamed Al-Fayed é acusado de estupro por centenas de mulheres

O egípcio Mohamed Al-Fayed ficou conhecido porque era dono da famosa loja de departamento Harrods e também pai do namorado da princesa Diana. Al-Fayed morreu no ano passado. Mohamed Al-Fayed é acusado de estupro por centenas de mulheres
Reprodução / Fantástico
O magnata Mohamed Al-Fayed está sendo acusado de estupro por centenas de mulheres. O empresário egípcio ficou conhecido porque era dono da famosa loja de departamento Harrods. E também pai do namorado da princesa Diana.
De acordo com as denúncias, Al-Fayed usava seu poder pra atrair e atacar mulheres jovens. Ele morreu no ano passado, mas esse escândalo não para de crescer no Reino Unido.
Ex-funcionárias de uma das lojas mais luxuosas do mundo, relatam ambiente tóxico, abusivo e controlador imposto por Mohamed Al Fayed
Natacha e Cheska
Ex-funcionárias da Harrods alegam que Al-Fayed visitava regularmente os sete andares da Harrods e identificava jovens assistentes que ele achava atraentes. E, se trabalhassem até tarde, eram oferecidas ofertas de hospedagem em apartamentos no mesmo prédio onde Al-Fayed morava, perto dali, na Park Lane – um dos endereços mais exclusivos da capital britânica.
Foi o que aconteceu com Natacha, que tinha 19 anos à época. Ela caiu numa rede de abuso e manipulação. “Um beijo forçado, uma mão tocando partes do meu corpo. Incidentes que duravam segundos, mas que me deixavam paralisada de medo. Depois ele agia como se nada tivesse acontecido”.
Já Cheska, que queria ser atriz aos 19 anos, recebeu um carta-convite para um cargo de assistente pessoal júnior. Ela nunca mandou currículo pra Harrods e, até hoje, não sabe como conseguiram o endereço dela. “Mas pode ser uma oportunidade legal, pensei. No primeiro dia, não tinha nada pra fazer. No segundo, Al-Fayed me chamou e disse que podia me ajudar porque o filho mais velho fazia cinema em Hollywood. Acreditei. Uma semana depois, ele me chamou pro apartamento dele com a desculpa de fazer um portfólio, mas não tinha mais ninguém lá. Ele me beijou à força e disse: ajudo sua carreira, mas só se dormir comigo”.
Cheska conseguiu fugir, nunca mais pisou na Harrods e tentou desmascarar o agressor. O primeiro advogado aconselhou que ela desistisse. “Você é uma desconhecida, ele é um magnata bilionário. Não terá chance”, conta.
Em 2017, Cheska foi a primeira vítima a abrir mão do anonimato e mostrar o rosto numa reportagem na tv britânica. O empresário foi interrogado pela polícia, negou as alegações e ficou por isso. “Ele ainda estava vivo, muitos abusos poderiam ter sido evitados. Não sei por que nada aconteceu e ainda estou brava com isso”.
Documentário na BBC
O jornalista e produtor Keaton Stone só descobriu, depois de anos de relacionamento, que a noiva tinha sido abusada por Mohamed Al-Fayed. Ficou tão horrorizado que começou a investigar outros casos.
“Al-Fayed queria mulheres que não o queriam. E tinha muita gente facilitando e encobrindo os crimes dele. essas pessoas precisam ser responsabilizadas”, diz Keaton.
Keaton entregou nomes e datas à rede britânica BBC, que produziu um documentário ouvindo mais de vinte ex-funcionárias. Todas descrevem um padrão de comportamento predatório e abuso sexual. Cinco relataram estupro. Os crimes teriam sido cometidos em Londres, Paris, Saint-Tropez e Abu Dhabi.
Depois que a reportagem foi ao ar, no fim de setembro, mais de duzentas mulheres entraram em contato com os advogados das vítimas.
Harrods
Sob nova administração há 14 anos, a Harrods divulgou uma declaração reconhecendo que, como empresa, falhou com seus funcionários e pediu desculpas.
Os novos proprietários disseram que não podem desfazer o passado e criaram um esquema de compensação para as vítimas de Al-Fayed.
Como o assunto ficou escondido de tantas pessoas, por tanto tempo, levanta questões perturbadoras. A busca por justiça está apenas começando.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias