26 de dezembro de 2024

Montado com doações há duas décadas, presépio comunitário começou como miniatura em MG: ‘Virou tradição’


Atração natalina idealizada em Passos há 24 anos reúne turistas e visitantes no fim do ano. Presépio comunitário de Passos montado com doações existe há 24 anos
Em Passos, no Sul de Minas, a tradição de um presépio comunitário celebra 24 anos de história neste ano. O que começou como uma miniatura feita de forma artesanal cresceu ao longo da década passada e se transformou em atração que atrai centenas de visitantes.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
“Deus me iluminou para fazer o presépio, mas era uma miniatura quando começou. De uns 10 anos para cá que tem essa dimensão, que virou uma tradição na cidade de Passos e na região, porque vem muita gente de fora, turistas, só para visitar, explica Mozair Moraes, responsável pelo projeto.
Neste ano, a atração começou a ser montada em agosto. Em outras ocasiões, ela esteve no bairro São Francisco e agora ocupa os canteiros do Terminal Rodoviário da cidade.
Comunitário e feito com doações, Presépio de Passos atrai turistas e visitantes
Arquivo pessoal
A ideia contou com a colaboração de cinco amigos e doações da comunidade local. Segundo Mozair Moraes, o presépio é fruto de um profundo amor e fé.
“Se é promessa? Não! Deus me iluminou para fazer isso e nesses 24 anos Deus sempre está me abençoando, sempre dando luz para fazer. Eu vou te falar uma coisa, eu não sou artesão, eu não sei nem desenhar e Deus vai dando a luz para fazer e assim funciona”, afirma.
No passado, o filho de Mozair, hoje com 21 anos, ajudava na montagem. Atualmente, a responsabilidade é compartilhada com os amigos que abraçam a causa e ajudam a transformar o presépio em um evento especial.
“Tem um amigo que compara o presépio ao Carnaval do Rio de Janeiro, é algo que a gente prepara o ano todo”, comenta Mozair.
Presépio comunitário existe há 24 anos e é montado com doações em Passos, MG
Arquivo pessoal
A celebração do presépio inclui também o tradicional Almoço dos Três Reis Santos, marcado para o dia 5 de janeiro. O evento, que começou com cerca de 200 participantes, hoje serve quase 2 mil pessoas, todas recebendo as refeições no local do presépio.
“Se chover, a gente monta uma marmitex para que todos levem para casa, mas a emoção de estar aqui é incomparável”, destaca Mozair.
Para o organizador, a maior gratificação é ver o impacto positivo do presépio nas pessoas.
“O presépio é para levar paz, amor e fé. Vemos crianças felizes, idosos emocionados, e isso é uma chuva de bênçãos. Em tempos de tantas coisas negativas, queremos mostrar que o amor existe e que ele é muito forte”, finaliza.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias