14 de outubro de 2024

Moradora de Sorocaba fala sobre participação em evento da Nasa para resolver desafios enfrentados por astronautas: ‘Foi uma honra’

Em entrevista ao g1, Ilma Laurindo, de 50 anos, contou como foi participar do Nasa Space Apps Challenge, além de detalhes sobre sua relação com projetos de inovação e criatividade. Ilma Laurindo, de 50 anos
Arquivo Pessoal
“A gente nunca acha que tem realmente capacidade para participar de algo de grande magnitude” Este é o relato da líder de produtos e tecnologia Ilma Laurindo, de 50 anos. A moradora de Sorocaba (SP) participou, entre os dias 4 e 6 de outubro, de um evento da Nasa, a agência espacial americana.
O evento foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, e reuniu profissionais de todo o mundo para criar soluções aos desafios enfrentados na terra e no espaço. Em entrevista ao g1, Ilma contou como foi sua participação no Nasa Space Apps Challeng.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
‘Trêsbê Delas’ foi realizadora e ‘Ilha Tech’ foi corealizador do evento em João Pessoa (PB)
Audrey Propp/Divulgação
🚀 Nasa Space Apps Challenge
O que levou Ilma a ser selecionada para o desafio foi sua experiência: ela ⁠participa de um grupo de mulheres CEOs que têm como propósito alavancar lideranças femininas.
“No evento, precisamos resolver 20 problemas elencados pela Nasa e, para isso, são definidas equipes. Elas têm 48 horas para escolher um dos desafios e trazer uma solução inovadora usando a tecnologia. Os grupos são mentorados por profissionais experientes do mercado durante o processo”, explica.
Ilma foi uma destas mentoras, e menciona que pôde contribuir no processo criativo, na resolução de problemas, negócios e demais necessidades: “Ajudo em como formar uma estrutura de uma startup, o que é preciso se preocupar primeiro, que tipo de dor se deve resolver, como fazer pesquisa de mercado”, exemplifica.
Captura de tela registrada por Ilma Laurindo durante momento virtual do evento ‘NASA Space Apps Challenge’
Reprodução/Ilma Laurindo
A profissional destaque que participar do evento teve grande significado em sua vida, pois foi uma oportunidade de explorar a imaginação e descobrir por conta própria que, muitas vezes, “as aparências podem enganar”.
“A gente vai se acostumando com a ideia [do convite] e, no fim das contas, percebemos que todo mundo que está lá são pessoas normais. A gente acha que, nossa, quem está na Nasa são, sei lá, aqueles ‘nerds de oclinhos’, mas não”, brinca.
“São pessoas que têm conhecimento, podem agregar valor e estão ali para cooperar. Acho que esse é o maior sentimento em um evento desse tipo: a questão da colaboração. Todo mundo se une em busca de uma solução para algo muito maior, com ideias brilhantes. Você vê que saem muito fora da caixa ali, no processo.”
Brasileiro na Nasa: conheça o engenheiro responsável pela comunicação entre a Terra e os robôs da agência espacial
🧠 Desafios da profissão
Uma das coisas que a área da criatividade mais exige é a atenção a tudo o que são novidades e tendências no mercado de trabalho, conta Ilma. “É preciso estar sempre muito conectado com a comunidade, novos eventos e o que está acontecendo no mundo. Esse é um dos principais pontos.”
“O outro é que a tecnologia é uma área que muda todos os dias. Tem que se atualizar e entender como se resolve um determinado problema. O grande desafio é conseguir acompanhar todo esse fluxo de informação e conhecimento que acontece quando se trabalha no ramo”, acrescenta
✍️ Escolha e motivação diária
Entre perrengues e conquistas, não há dúvidas para Ilma de que o amor pela profissão é o que move Ilma todos os dias. Apesar de também ser pesquisadora em gestão de saúde e educação, a tecnologia sempre esteve ali.
“Essa é a minha área do coração. Escolhi trabalhar com tecnologia quando eu tinha 14 anos, vendo um computador pela primeira vez. Eu sabia que aquilo era o que eu queria fazer. Amo inovação e amo saber que a gente pode resolver problemas. Para cada projeto que eu pego, eu aprendo algo novo. Não gosta de mesmice, e todo dia é uma novidade. Estamos sempre sendo desafiado.”
Além disso, um ponto muito levado em consideração pela líder é tudo o que conquista, reflete na vida de sua família.
“São os grandes motivadores da minha vida: meus filhos e meu marido. Poder dar o meu melhor, conquistar coisas e trazer um retorno, que é algo que eu não tive por ter vindo de uma família muito humilde e simples, é o que me motiva a trazer o que é de melhor para eles”, compartilha.
Ilma Laurindo, moradora de Sorocaba (SP), é head de produtos e tecnologia
Divulgação
*Colaborou sob supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias