28 de outubro de 2024

Moradora em tratamento de coluna vota no 2º turno das eleições em Santos, SP: ‘Papel de cidadã’

Vania Sousa Lima, de 46 anos, disse ter “evitado” as urnas no primeiro turno, mas mudado de decisão para a votação neste domingo (27). Moradora com coluna em tratamento que não votou no primeiro turno decide ir às urnas no segundo
Nicole Vasques/g1
Uma cuidadora de 46 anos que passa por um tratamento na coluna votou no 2º turno das eleições em Santos, no litoral de São Paulo, neste domingo (27). Ao g1, Vania Sousa Lima afirmou que não gosta muito de política, mas decidiu exercer o “papel de cidadã” após evitar as urnas no primeiro turno.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Mesmo com a mobilidade reduzida por um problema de saúde nas costas, Vania contou ter solicitado um carro por aplicativo do local onde vive, no bairro Vila Nova, até a Universidade Católica de Santos (Unisantos), na Vila Mathias.
“Estou há dois anos assim, mas estou fazendo tratamento. Aí fico puxando com perna direita aqui porque ela não tem muita força. Tem que andar com a muletinha”, disse.
O g1 acompanha as eleições municipais em Tempo Real.
Mudança
Segundo Vania, os problemas na coluna surgiram devido aos movimentos repetitivos que o trabalho como cuidadora exige, uma vez que atende pacientes acamados.
Apesare do tratamento, ela contou que precisa da muleta para se locomover. “No primeiro turno, não votei. Aí agora, no segundo, decidi: ‘Não, agora vou lá fazer meu papel de cidadã””, contou.
Votação em Santos
Rogério Santos (Republicanos), o atual prefeito da cidade, enfrenta a deputada federal Rosana Valle (PL) na corrida à prefeitura de Santos. A votação começou às 8h e segue até 17h deste domingo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que deixou de justificar a ausência à votação no dia da eleição poderá fazê-lo até 5 de dezembro, em relação ao 1º turno. É possível justificar pelo aplicativo e-Título.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias