23 de outubro de 2024

Moradores celebram sinal de cheia do rio Nhamundá, no interior do AM

Em várias comunidades, moradores têm comemorado o retorno das águas no município. Rios do Amazonas começam a encher após seca
Fazem 10 dias que o Rio Negro segue subindo em Manaus e outros rios da região também tem registrado aumento no nível das águas. Em muitas comunidades, moradores tem comemorado o sinal de retorno das águas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Aos poucos a água avança pelo terreno rachado, segundo imagens registradas no município de de Nhamundá, em uma das margens do rio que leva o mesmo nome da cidade, no interior do estado.
A estiagem de 2024 afetou diretamente mais de 10 mil pessoas. Metade da população do município. Com o nível do rio tão baixo, embarcações maiores pararam de chegar pela região.
A expectativa é que esse cenário deixado pela seca, comece a mudar nas próximas semanas. De acordo com especialistas, a subida das águas no Rio Nhamundá é consequência da subida de outro rio, o Amazonas.
Na região de Parintins por exemplo, depois de chegar a -2,65 metros, ele já subiu mais de 30 centímetros nos últimos dias.
De centímetro em centímetros, as águas avançam anunciando a chegada de uma nova estação.

Mais Notícias