10 de janeiro de 2025

Moradores de assentamento reclamam de falta de energia elétrica e prejuízos: ‘Estamos perdendo a comida’


Famílias que moram no assentamento São Francisco, em Porto Nacional, ficaram cerca de cinco dias sem energia. Energisa disse que os problemas no fornecimento foram solucionados. Assentamento São Francisco, em Porto Nacional, ficou cerca de cinco dias sem energia
Reprodução/ TV Anhanguera
Moradores do assentamento São Francisco, em Porto Nacional, região central do estado, reclamaram da queda constante de energia elétrica desde o dia 29 de novembro. Ao todo, 50 famílias que vivem no local dependem da eletricidade para conservar alimentos, necessidades básicas, iluminação, além do uso para trabalhar.
A Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica do Tocantins, informou por meio de nota, que a queda de energia no povoado aconteceu devido a duas descargas atmosféricas que afetaram a distribuição, no último domingo (29). A empresa destacou ainda que causas estão sendo analisadas por equipes técnicas, mas que o fornecimento foi normalizado. (Confira a nota completa no fim da íntegra)
A reportagem da TV Anhanguera esteve no local e conversou com moradores. A dona de casa, Maria Raimunda, uma das pessoas que foram afetadas com a falta de energia, disse à reportagem que perdeu todos os doces que havia feito para os aniversários dos netos e que não conseguiu comemorar devido a falta de luz para realizar as festas.
“Descongelou tudo, era para o aniversário de 15 anos de uma e 18 anos de outros [netos], e não deu para fazer porque tava todo mundo no escuro, apenas com velas que não iluminavam nada. Ficamos a noite no escuro sem ver nada”, relatou a moradora.
Outra moradora, a Marinete Alves de 60 anos, também relatou que estava quatro dias sem energia elétrica em casa e precisou se desfazer das comidas que estavam na geladeira.
“Já joguei um bocado fora [comidas] porque a geladeira estava cheia, até coloquei para aferventar a carne para por para os cachorros e não desperdiçar. Não tenho mais nada, e as comidas que sobrou vou ter que tirar, porque descongelou tudo”, lamenta Marinete por se desfazer dos alimentos que estragam.
A reportagem também esteve na casa de outro morador. Pedro Mendes relatou que está há cinco dias sem energia e liga para a Energisa todos os dias, pedindo que solucionem o problema, mas não tem o retorno da concessionária.
“Além da alimentação, que na geladeira está praticamente perdido, tem a questão que estamos com crianças pequenas em casa , que estão tomando medicação por está doente e a noite sem luz é muito difícil. E também trabalhamos e precisamos do acesso a internet”.
Durante a reportagem, Pedro ligou novamente a Energisa, perguntou quando seria solucionado o problema e a concessionária pediu um prazo de quatro horas para estabilizar a rede.
Moradores do assentamento São Francisco reclamam da falta de energia elétrica
O que diz a Energisa
Sobre o fornecimento de energia no Assentamento São Francisco, a Energisa informa que a última ocorrência registrada foi na segunda-feira, dia 02 de dezembro, e já foi solucionado.
Ainda na segunda-feira, dia 2, foi realizada uma obra de manutenção emergencial para a instalação de mais um equipamento que monitora, protege e religa a rede elétrica automaticamente, garantindo um fornecimento de energia mais constante para a região. Nesta quarta-feira, dia 4, a rede precisou ser desligada por 45 minutos para a instalação de um novo para-raios no sistema elétrico que atende a região.
A concessionária esclarece que todas as ocorrências registradas foram causadas por descargas atmosféricas que atingiram a rede elétrica e provocaram interrupções. A Distribuidora reforça que, desde o primeiro episódio, o Centro de Operação Integrado atuou com manobras remotas, enquanto as equipes técnicas faziam o atendimento no local. Nesta quarta-feira, dia 4, a distribuição de energia acontece de forma regular na região.
Descargas atmosféricas
Este ano, o Tocantins já registrou mais de 3 milhões de raios nuvem-solo, que têm potencial de atingir a rede de energia e interferir no funcionamento do sistema elétrico. A concessionária reforça que, em caso de tempestades, é importante desligar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, se manter abrigado e evitar manusear objetos metálicos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias