9 de janeiro de 2025

Moradores de comunidade rural questionam decisão de fechamento de estrada em Santa Rita do Sapucaí, MG


Depois das reclamações, a estrada foi reaberta para o fluxo de veículos, mas os moradores seguem preocupados. Estrada rural de Santa Rita do Sapucaí é reaberta na BR-459 após reclamações
Moradores da comunidade rural Timburé, em Santa Rita do Sapucaí (MG), questionam a decisão de fechamento de uma estrada municipal que dá acesso ao bairro. Depois das reclamações, a estrada foi reaberta para o fluxo de veículos, mas os moradores seguem preocupados.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os moradores foram surpreendidos depois que a EPR Sul de Minas, que é responsável por administrar o trecho da BR-459, colocou barreiras de metal no local para impossibilitar a entrada ou a saída desses moradores até o bairro rural.
A Secretaria de Estado, Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, a Seinfra-MG, concedeu uma autorização para o fechamento em um ato normativo com data do dia 20 de dezembro.
Moradores de comunidade rural questionam decisão de fechamento de estrada em Santa Rita do Sapucaí
Reprodução EPTV
De acordo com a prefeitura, o acesso é uma estrada rural usada por moradores e também por produtores rurais do bairro Timburé.
A prefeitura de Santa Rita do Sapucaí notificou a empresa extrajudicialmente e nessa notificação, ela pediu que a empresa então reabrisse esse caminho em um prazo de até 24 horas.
Na manhã desta quarta-feira (8), o caminho já estava aberto. Segundo a EPR, isso aconteceu após uma decisão da Seinfra, do DER e também da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, mas de forma provisória.
Segundo a nota, o acesso é irregular e essa decisão é para permitir que as partes envolvidas tenham um prazo para se readequarem às normas de trânsito, garantindo então as condições de segurança de quem passa pela rodovia.
O que diz a Seinfra
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou que o contrato de concessão prevê o fechamento de acessos identificados como irregulares. Neste caso, foi constatado pela concessionária que o acesso apresenta risco elevado devido às suas condições precárias e à falta de sinalização adequada, em conformidade com as normativas vigentes e os termos contratuais.
Além disso, a concessionária identificou que o acesso é particular e não possui registro de regularização junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).
No dia 5 de dezembro de 2024, uma reunião foi realizada pela 19ª Unidade Regional do DER – Itajubá com representantes do município de Santa Rita do Sapucaí, na sede da Secretaria de Trânsito. Na ocasião, foram apresentados os riscos à segurança no local e aos moradores, associados à ausência de sinalização adequada e ao aumento do fluxo de veículos, incluindo cargas pesadas, que utilizam o trecho para evitar o pedágio.
Considerando as demandas dos usuários e da comunidade, uma nova reunião, realizada em 7 de janeiro de 2025, definiu a reabertura provisória do acesso, enquanto são feitas as adequações necessárias para assegurar a segurança viária e a fluidez do tráfego na região.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias