13 de janeiro de 2025

Moradores desabrigados, alagamentos e rodovia destruída: cidades da BA decretam estado de emergência por causa das fortes chuva


Segundo a Defesa Civil (Sudec), ao menos 51 municípios baianas foram atingidos pelos temporais no fim de semana, a maioria com alagamentos. Chuvas causas transtornos e pessoas ficam desabrigadas no sudoeste da Bahia
As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, ambas localizadas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu parte do estado no fim de semana. Segundo a Defesa Civil (Sudec), ao menos 51 municípios baianas foram atingidos pelos temporais, a maioria com alagamentos.
De acordo com a Prefeitura de Jaguaquara, as fortes chuvas fizeram com que 60 pessoas ficassem desabrigadas e 160 desalojadas. Não há registro de pessoas feridas ou mortas no município por causa do temporal.
Em Maiquinique, choveu 120 milímetros, sendo 75 em apenas três horas na tarde do sábado. A gestão municipal estima que 800 pessoas foram afetadas pelos alagamentos e dez famílias ficaram desalojadas.
“Estamos em alerta. Ontem me reuni com toda a equipe de bombeiros, defesa Civil, secretarias… Nós temos recursos para apoiar prefeituras que precisem pagar aluguel para as pessoas desabrigadas, cestas básicas”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Chuva forte atingiu Jaguaquara no fim de semana
Reprodução/Redes Sociais
VEJA TAMBÉM:
Acumulado de chuvas em Salvador passa do volume esperado para janeiro em apenas 48h; lanchinhas são suspensas
Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas na Bahia; destino turístico registrou alagamentos e quedas de árvores
Outra cidade que registra fortes chuvas desde sexta-feira (10) foi Poções. A cidade, que ainda não não decretou estado de emergência, registrou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado pela chuva foi Lagoa Grande. As pessoas resgatadas foram levadas para um abrigo provisório.
Chuva em Poções deixou 40 pessoas desalojadas
Reprodução/Redes Sociais
Durante a madrugada desta segunda-feira (13), também houve forte chuva em Jequié e Vitória da Conquista, que registrou quedas de árvores e asfaltos cedidos.
Chuva no sul do estado
Chuvas causam alagamentos e transtornos no sul da Bahia
A região sul da Bahia também registrou prejuízos causados pela chuva no fim de semana. Em Itabuna, choveu 86 mm em 48 horas e o nível do rio aumentou em mais de dois metros, encobrindo algumas pontes como a que liga a sede do município a comunidade rural de Itamaracá.
Em Ilhéus, a ponte que dá acesso ao distrito de Jacu também ficou coberta. Na cidade de Itororó, choveu 247 mm nos últimos quatro dias e uma pessoa que mora no bairro Laticínio ficou desalojada. Já em Itacaré, choveu 87 mm entre sábado e domingo.
Rodovia comprometida
Jerônimo Rodrigues fala sobre as chuvas na Bahia
Por causa dos problemas causados pela chuva, o desvio ao lado da ponte sobre o Rio Nova Alegria, na BA-261, entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia, que está em construção, está comprometido desde sábado (11). A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que monitora a situação no local.
Temporal e forte vento derrubam palco e show de Tayrone é cancelado no interior da Bahia
Com isso, o tráfego de veículos entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia encontra-se interrompido. A rota alternativa é utilizar a BA-671, em direção à Jussari e a BR-101.
Os municípios afetados, até o momento, são:
Campo Formoso;
Luís Eduardo Magalhães;
Macururé;
Catu;
Inhambupe;
Ruy Barbosa;
Barreiras;
Alagoinhas;
Boa Vista do Tupim;
Valença;
Jaguarari;
Itaquara;
Jiquiriçá;
Pojuca;
Jaguaquara;
Rio Real;
Salvador;
Castro Alves;
Santo Amaro;
Camaçari;
Ubatã;
Itajuípe;
Conde;
Maragogipe;
Itabuna;
Ipiaú;
Maiquinique;
Teixeira de Freitas;
Itatim;
Guaratinga;
Pindobaçu;
Morro do Chapéu;
Jacobina;
Cansanção;
Caém;
Andorinha;
Itiúba;
Paulo Afonso;
Santa Inês;
Itapebi;
Jucuruçu;
Ibicuí;
Alagoinhas;
Madre de Deus;
Campo Formoso;
Itororó;
Itajú do Colônia;
Coaraci;
Quijingue.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias