No total, 4 ruas, em 4 diferentes bairros acabaram ficando alagadas. Um bote salva-vidas e uma canoa emprestada por um morador da região foram utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no resgate. Corpo de Bombeiros resgatam moradores de alagamento em Goiânia
Uma forte chuva acabou fazendo o Ribeirão João Leite transbordar, inundando diversos bairros de Goiânia e deixando moradores e animais ilhados em casas e pousadas da região. Durante a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), adultos, crianças e animais foram resgatados pelo Batalhão de Operações, Proteção Ambiental e Resposta a Desastres (Bopar) utilizando um bote salva-vidas e uma canoa emprestada por um morador da região (veja no vídeo acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O ribeirão fica próximo à GO-080, saída para Nerópolis. No total, 4 ruas, em 4 diferentes bairros acabaram ficando alagadas, sendo elas: Rua Mutum, Bairro Santa Genoveva; Rua Indaiá, Bairro Jardim Guanabara; Rua da Divisa, Setor Jaó e em dois pontos da Rua Angélica da Silva Nunes, no Bairro Vila Maria Rosa.
De acordo com o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Salomão, 15 pessoas foram salvas, sendo 12 adultos e três crianças, além de dois cães. Entre as vítimas, estavam alguns turistas de Tocantins que pernoitavam próximo a um quartel de trânsito da Polícia Civil e acabaram sendo salvos pelos policiais. Segundo Salomão, em alguns pontos a água chegava a um metro e meio de profundidade e fez ele lembrar dos alagamentos em Rio Grande do Sul.
“Eu até comentei com um dos militares que estavam comigo na ocorrência que o cenário lá era muito parecido com um dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul que a gente atuou”, declarou.
LEIA TAMBÉM:
Ruas viram rios, carro é ‘engolido’ pela água e casas são inundadas durante chuva em Goiás; vídeos
Temporais continuam em cidades de Goiás, e Cimehgo alerta para perigo
Chuva causa estragos pelo terceiro dia seguido, derruba muros e faz represas transbordarem
Em uma das imagens registradas pelos bombeiros, três pessoas são guiadas por um bombeiro dentro de um bote salva-vidas. Enquanto uma senhora segura algumas bolsas com objetos, um homem aparece segurando seu cachorro de estimação no colo (veja imagem abaixo).
Pessoas são transportadas em bote salva-vidas por bombeiro durante enchente, em Goiás
Divulgação/Corpo de Bombeiros
De acordo com Salomão, as vítimas resgatadas foram levadas para uma área segura, fora das zonas de alagamento e agora aguardam a água baixar para retornar para suas casas.
Em nota ao g1, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que intensificou o trabalho de limpeza e manutenção de bocas de lobo, poços de visita e ramais para evitar alagamentos em pontos monitorados pelo poder público. Além disso, a Seinfra também informa que o trabalho de monitoramento de taludes e encostas estão sendo feitos para evitar deslizamento de terra em alguns pontos da capital.
Ainda segundo o órgão, “equipes de tapa-buracos estão fazendo a recuperação de vias onde surgiram buracos em decorrência dos temporais que foram registrados na cidade”.
Alertas climáticos
Na noite da última segunda-feira (13), alguns bairros da capital registraram mais de 90 mm de chuva, como o Setor Garavelo, com 97mm de precipitação. Foi o que apontou um relatório emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase todo o estado goiano terá chuvas intensas nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), variando entre 30 mm e 100 mm, com apenas uma pequena parte da região sul do estado tendo uma precipitação um pouco menor, entre 20mm e 50mm
A Defesa Civil também emitiu um alerta via SMS na manhã desta quarta-feira (14), que destaca que há risco de queda de galhos e alagamentos com raios. Além disso, os ventos podem chegar a 100km/h. Para receber os alertas, basta enviar seu CEP via SMS para o número 40199. O programa tem o objetivo de prevenir acidentes alertando a população goiana.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás