Serpente corn snake, ou cobra do milho, foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Moradores encontram cobra exótica no quintal de casa em Florianópolis
Uma corn snake, ou cobra do milho, foi capturada no quintal de uma casa, nesta segunda-feira (4), em Florianópolis, após moradores chamarem o Corpo de Bombeiros. A espécie é considerada exótica, invasora e tem origem nos Estados Unidos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A serpente foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Em relatório, os bombeiros afirmaram inicialmente que o animal era uma jiboia. A equipe do Cetas, no entanto, identificou a espécie corn snake, informou o IMA.
Cobra do milho, espécie exótica e invasora, foi encontrada em quintal de casa em SC
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, a espécie é originária dos Estados Unidos e “provavelmente foi comprada ilegal do tráfico de animais”. O g1 tentou contato com a Polícia Militar Ambiental, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Conforme o IMA, Santa Catarina não tem nenhum criador comercial autorizado da espécie. O animal será levado a um empreendimento de fauna habilitado para manejo.
“Um animal desse tem que ser adquirido por meio de empreendimentos autorizados pelo órgão ambiental”, destacou nota do órgão.
Leia também:
VÍDEO: Biólogo abriga serpente píton de 3 metros em casa e assusta mãe em SC
Cobra píton de 3 metros é resgatada enrolada a galinha após matar aves
Exótica e invasora
O herpetólogo Alex Giordano Bergmann explica que a espécie é exótica (não ocorre de forma natural no Brasil) e invasora (encontra no país condições para perpetuar a sua espécie).
“Ela tem alimento e abrigo, e as condições climáticas são favoráveis. Então, ela é invasora porque justamente tem a capacidade de invadir. Se ela conseguir encontrar um outro indivíduo da mesma espécie, vai conseguir se reproduzir. Ela pode se multiplicar e começar a ocorrer de forma natural”, explica.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias