Em um dos casos, vazamento ocorre dentro de área de preservação permanente a metros de distância do Rio Piracicaba. Moradores de Piracicaba reclamam de vazamentos de esgoto
Moradores de Piracicaba (SP) relatam a persistência de vazamentos de esgoto há meses na cidade. Eles reclamam do mau cheiro e da poluição de córregos, ribeirões e do próprio Rio Piracicaba.
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve mais uma vez em locais críticos denunciados por moradores para registrar a situação.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Um dos pontos de vazamento é uma área de preservação permanente dentro de um condomínio residencial no bairro Jupiá, o Colinas de Piracicaba.
O condomínio tem uma área verde com uma lagoa ao fundo do terreno. Atualmente, tudo está tomado pelo esgoto. Entre as árvores e a vegetação, ocorre o acúmulo de poças de água com o resíduo, causando mau cheiro.
Síndico do condomínio, Rodrigo de Campos explica que o vazamento tem piorado em alguns períodos do ano.
“Absurdamente forte [o cheiro], principalmente quando sai o sol. Já tá difícil conviver com isso. A gente constantemente abre chamado no Semae, o pessoal da Mirante vem, apenas olha e volta, sem resolver nada”, reclama o síndico.
O muro de divisa do Condomínio Colinas de Piracicaba está com esgoto acumulado formando poças
Edijan Del Santo/EPTV
Mais pontos de vazamento
Na Rua Dalila de Oliveira Moreira, no bairro Jardim Abaeté, a água que vaza do esgoto se acumula entre as irregularidades do asfalto, desce até a boca de loba e desagua em um córrego.
Os moradores reclamam que a situação tem persistido no local. A costureira Maria Lindalva de Souza diz que o cheiro causado pelo vazamento é forte.
“Aqui, só Jesus. Já veio caminhão aqui e limpou o córrego, só que estourou lá. Ontem mesmo a gente veio ver que está estourado, e muito fedor. Não dá pra ficar num lugar desse.”
Retirada de lixo do esgoto no bairro Jardim Abaeté, na rua Dalila de Oliveira Moreira, em Piracicaba
Concessionária Mirante
Nove toneladas de lixo por mês
No início de setembro, devido ao grande volume de vazamentos, a concessionária Mirante informou que já havia recebido mais de 6.400 pedidos de reparos e desentupimentos na rede de esgoto.
Pelo número de pedidos e ocorrência, na época, a empresa informou que havia reforçado as ações preventivas de limpeza, aumentando os pontos de monitoramento de 30 para 150.
Ainda segundo a Mirante, são retiradas pelo menos nove toneladas de lixo por mês da rede de esgoto na cidade e isso seria o motivo dos transtornos causados.
O que diz a Mirante
Nesta quinta-feira (7), em nota, a concessionária responsável informou que suas equipes já estão atuando nos pontos do Jardim Abaeté e no Colinas de Piracicaba.
A empresa também disse que, devido ao alto volume de chuvas, alguns extravasamentos ocorrem porque existem imóveis com ligação irregular de água pluvial na rede de esgoto.
“Como a tubulação é dimensionada para receber apenas esgoto, não suporta o volume da água de chuva, ocasionando extravasamentos”, diz a concessionária.
A Mirante também reforça que realiza durante todo o ano campanhas sobre o uso correto da rede de esgoto, para minimizar o descarte de lixo e de óleo de cozinha, que também provocam entupimento, além da importância das ligações de água pluvial e rede de esgoto, que devem ser separadas.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba