18 de janeiro de 2025

Moraes multa X em R$ 700 mil por não retirar no prazo definido postagem com calúnia contra Lira

Em 13 de junho, ministro do STF determinou bloqueio de conta que postou ataque ao presidente da Câmara. Moraes ordenou ainda exclusão do conteúdo em 2 horas. Rede descumpriu. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, multou em R$ 700 mil a plataforma X por descumprimento de decisão judicial.
No dia 13 de junho, Moraes determinou o bloqueio de uma conta que fez postagem que chamava de estuprador o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O ministro determinou ainda a retirada do conteúdo em duas horas.
A rede social foi notificada pelo STF, mas mesmo dando ciência à ordem, a plataforma não cumpriu.
Segundo o ministro, a “provedora de rede social “X”, ao não cumprir a determinação judicial, questiona, de forma direta, a autoridade da decisão judicial tomada na presente Ação”.
“Como qualquer entidade privada que exerça sua atividade econômica no território nacional, a provedora de rede social “X” deve respeitar e cumprir, de forma efetiva, comandos diretos emitidos pelo Poder Judiciário relativos a fatos ocorridos ou com seus efeitos perenes dentro do território nacional; cabendo-lhe, se entender necessário, demonstrar seu inconformismo mediante os recursos permitidos pela legislação brasileira”, escreveu Moraes.
Moraes afirmou que, uma vez desvirtuado criminosamente o exercício da liberdade de expressão, a Constituição Federal e a legislação autorizam medidas repressivas civis e penais, tanto de natureza cautelar quanto definitivas.
O dono do X, Elon Musk, é investigado no Supremo pelo suposto cometimento dos crimes de obstrução à Justiça (inclusive em organização criminosa) e incitação ao crime.

Mais Notícias