23 de outubro de 2024

Morre anta resgatada de incêndio no Parque Nacional de Brasília

Resgate aconteceu em 18 de setembro, período em que parque sofreu com queimada. Morte foi anunciada pelo Zoológico de Brasília nesta quarta (23). Filhote de anta resgatado no Parque Nacional de Brasília
Reprodução
Uma jovem anta que foi resgatada do incêndio no Parque Nacional de Brasília morreu na última sexta-feira (18). A morte foi anunciada pelo Zoológico de Brasília neesta quarta (23).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O animal foi resgatado em 18 de setembro, durante o período em que o parque sofreu com um grande incêndio, que durou cerca de quatro dias.
De acordo com o zoológico, o animal estava com um quadro grave de desnutrição, sinais de inalação de fumaça e queimaduras severas nas quatro patas. Após um mês de cuidados, a anta não resistiu e morreu.
“Apesar de todo esforço e cuidado, o jovem macho não resistiu, sua trajetória foi encerrada de forma precoce no dia 18 de outubro, e agora a equipe aguarda o resultado da necropsia, realizada na Universidade de Brasília”, diz o Zoológico de Brasília.
Anta se alimenta no Zoo após ter as patas queimadas em incêndio
O resgate
Filhote de anta é resgatado no Parque Nacional em Brasília.
A anta, que tinha 73 kg, foi encontrada no interior do parque. O resgate foi feito pelo Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e pelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Após o resgate, o animal foi atendido por uma veterinária e encaminhado ao Zoológico de Brasília, para uma avaliação mais detalhada do estado de saúde.
“Aos poucos, a equipe observou uma melhora significativa no estado geral e reversão do quadro de desnutrição. Ela se alimentava muito bem de folhas colhidas todos os dias, legumes e frutas, e bebia bastante água”, diz o zoológico. No entanto, o animal não resistiu e morreu.
Anta é atendida no Zoológico de Brasília nesta quarta-feira (18).
Divulgação/Zoológico de Brasília
LEIA TAMBÉM:
COBRANÇA DE MOTORISTAS: Ibaneis contesta lei nacional que prevê novo DPVAT e diz que DF não vai cobrar taxa
DECISÃO: Justiça determina que ex-deputado federal Luis Miranda indenize em R$ 80 mil vítima de golpe financeiro
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias