19 de setembro de 2024

Morre aos 72 anos André Luiz Peixinho, médico que liderou o movimento espírita na Bahia

Ele sofreu ataque cardíaco fulminante em Salvador, onde morava. André Luiz também era psicólogo, palestrante, professor, escrito e filósofo. André Luiz Peixinho
Divulgação/FEB
Morreu no sábado (30), aos 72 anos, André Luiz Peixinho, médico, psicólogo, palestrante, professor, escritor, filósofo e líder religioso. De acordo com nota emitida pela Federação Espírita da Bahia (FEB), ele sofreu ataque cardíaco fulminante em Salvador, onde morava.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
O desencarne – termo pelo qual os espíritas chamam a morte – foi informado pela FEB, que ele já presidiu, e pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). O sepultamento ocorrerá às 16h deste domingo (31), no Cemitério Jardim da Saudade.
André Luiz era tio da influenciadora digital Carol Peixinho, que postou uma mensagem de despedida nas redes sociais, e era natural de Serrinha, a cerca de 160 km de Salvador.
Influenciadora Carol Peixinho homenageou tio que morreu nas redes socias
Redes sociais
Ele se formou em medicina em 1975 pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Medicina Interna e doutor em Educação, Peixinho foi professor diversas instituições de ensino superior da capital baiana, entre elas a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a própria Ufba, que emitiu nota de pesar.
Durante muitos anos, foi coordenador de internato e residência do Hospital Santo Antonio, nas Obras Sociais Irmã Dulce, e com a religiosa estabeleceu uma longa relação de amizade. Além disso, atuou como psicólogo clínico.
“Convivi com o doutor André Peixinho em diversas ocasiões. Pessoa de trato lhano e dotado de larga cultura e inteligência invulgar. Em várias oportunidades entramos em contato com sua obra social e didático-pedagógica. Foi o seu grande trabalho que, sem dúvida, é também o seu legado. Como ex-aluno de pós-graduação, colega e presidente do Cremeb lamento profundamente seu falecimento”, declarou o presidente da entidade, Otávio Marambaia.
Quase 2 igrejas e 5 terreiros por dia: Salvador completa 475 anos fincados na religiosidade
Para além das atividades profissionais, o baiano foi um líder ativo do movimento espírita no Brasil, e fazia palestras em várias partes do país. Peixinho foi representante regional no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, que destacou, em nota, que ele “teve uma caminhada dedicada à Doutrina e ao Movimento Espírita”, e deixou “um legado de amor e trabalho na seara do bem”.
Definido pelos praticantes da doutrina como “um espírito evoluído”, há 25 anos, André Luiz deu início, ao lado de um grupo de idealistas, a Sociedade Hólon, organização não governamental que investe no potencial humano através da Saúde, Educação, Apoio Social e Arte.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias