Especialistas suspeitavam que Mojica poderia ser um animal albino. Mojica tem aproximadamente 5 meses de vida
O tamanduá-bandeira batizado com o nome de Mojica, de aproximadamente 5 meses de vida, não resistiu e morreu por complicações após cair em uma lagoa de decantação, no Bairro Distrito Industrial, em Cuiabá, na última quinta-feira (13).
Vídeo registrado por médicos veterinários parceiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) mostrava o animal com as patas enfaixadas e tomando soro. (assista acima)
De acordo com a Sema, Mojica aspirou muita água. Ele também foi diagnosticado com broncopatia, uma alteração pulmonar, provavelmente, causada pela queda na água, além de verminose.
A sexagem do animal ainda não havia sido feita, ou seja, não é possível confirmar se Mojica é macho ou fêmea.
Sema – MT
Possível albinismo
De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema-MT, Eder Toleto, por causa da coloração, existe a suspeita de que o animal seja albino. Segundo ele, Mojica tem todas as características de um animal albino, mas precisa passar um mapeamento genético para confirmação.
O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, médico veterinário Eder Toleto, explicou que, caso fosse confirmado o albinismo, ele seria o segundo em observação no mundo.
Eder contou que animais que possuem essa anomalia genética tem dificuldade de sobreviver na natureza por causa de limitações causadas pela sensibilidade a exposição solar, além de dificultar a camuflagem
No entanto, o animal faleceu antes que a testagem pudesse ser feita.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp