4 de fevereiro de 2025

Morte de Humberto Souto causa comoção entre lideranças políticas


Humberto Souto tinha 90 anos e foi internado no dia 22 de dezembro na Santa Casa de Montes Claros após sofrer um acidente vascular cerebral. Após apresentar uma evolução no quadro de saúde, foi transferido, no dia 10 de janeiro, para Brasília com o objetivo de passar pelo processo de reabilitação neurológica. A morte foi confirmada pela família nesta terça-feira (4). Na Câmara dos Deputados, Souto exerceu oito mandatos entre 1975 e 2014
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Com mais de seis décadas dedicadas à vida pública, o falecimento de Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros por dois mandatos, causou comoção entre autoridades políticas.
Souto tinha 90 anos e foi internado no dia 22 de dezembro na Santa Casa de Montes Claros após sofrer um acidente vascular cerebral. Depois de apresentar uma evolução no quadro de saúde, foi transferido, no dia 10 de janeiro, para Brasília com o objetivo de passar pelo processo de reabilitação neurológica. A morte foi confirmada pela família nesta terça-feira (4), mas a causa não foi informada.
O corpo de Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, será velado nesta quarta-feira (5), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a partir das 14h. O enterro está previsto para ser realizado também na capital federal.
Em uma rede social, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) postou uma foto com Souto, a quem chamou de “amigo”.
Foto postada pelo governador Romeu Zema
Instagram/reprodução
Em um comunicado emitido pelo Governo de Minas Gerais, Zema definiu o ex-gestor da maior cidade do Norte de MG como “objetivo, transparente, ético e competente, ele foi um exemplo de como a política pode caminhar junto com a honestidade e a eficiência”.
O vice-governador Professor Mateus homenageou Souto na passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar, realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, relembrou uma reunião, após a eleição de 2018, quando os prefeitos das 10 maiores cidades de MG foram convidados por Zema para uma conversa. Mais velho entre os gestores, Humberto foi escolhido para assumir a coordenação do encontro.
Na ocasião, Humberto Souto disse ao governador: “Nós não queremos nada de você, cuide do Governo do Estado, nós cuidamos das prefeituras. É uma noção de homem público muito diferente da que a gente normalmente encontra. É muito comum que os prefeitos, quando têm oportunidade de pedir, queiram pedir. Humberto entendia o papel que ele tinha para cumprir, governou Montes Claros de forma exemplar, fez a sua sucessão e terminou a vida entregando o tempo dele para a população de sua cidade de origem. Ele não precisava ter voltado para Montes Claros, já era ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, tinha feito o ciclo completo do que é uma carreira vitoriosa.”
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite disse que esta terça-feira é “um dia de luto na política mineira” e afirmou que Souto “deixa uma história de dedicação à vida pública.”
Foto postado pelo presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite
Instagram/reprodução
Guilherme Guimarães, prefeito eleito de Montes Claros e que foi vice na chapa de Humberto Souto na penúltima eleição, se referiu ao político como “uma referência” e prometeu honrar a indicação que teve dele e o trabalho feito ao longo dos oito anos como chefe do Executivo Municipal.
“Estamos muito consternados com o falecimento do nosso grande líder, do nosso mestre, nosso grande amigo, ex-ministro, ex-deputado, ex-vereador e ex-prefeito Humberto Guimarães Souto. Ele foi uma pessoa fantástica que demonstrou que a política pode fazer muito pelas pessoas e o exemplo dele vai ser seguido, nós vamos respeitar o seu legado e proteger o seu legado de continuar fazendo o serviço público garantindo a melhoria de qualidade de vida das pessoas e garantindo que o recurso público seja bem cuidado e bem tratado, com honestidade, transparência e com a única finalidade de melhorar a vida das pessoas.”
Procurador do município na gestão de Souto e atual vice-prefeito, Otávio Rocha destacou que Humberto será “um exemplo a ser seguido” e que ele “fará falta na vida pública.”
“Esse é um momento triste, mas o bom exemplo e as boas lembranças vão permanecer nos nossos corações, principalmente nas pessoas do Norte de Minas e, sobretudo, na sua amada Montes Claros, a quem ele dedicou toda a sua vida”, falou.
LEIA TAMBÉM:
Duas vezes prefeito e oito mandatos como deputado: conheça um pouco da história política de Humberto Souto
Corpo de Humberto Souto será velado na sede do Tribunal de Contas da União em Brasília
Ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, morre aos 90 anos
Postagem feita pelo prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães
Instagram/reprodução
Atual prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, fala sobre a morte de Humberto Souto
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.

Mais Notícias