7 de janeiro de 2025

Mortes em acidentes de trânsito crescem 60% em Piracicaba; estupros e roubo de veículos caem após pico em 2023

Balanço da SSP indica o maior número de homicídios culposos no trânsito desde 2021 para os meses de janeiro e fevereiro; confira os dados em gráficos. Sede da Deic em Piracicaba
Rodrigo Pereira/ g1
As mortes em acidentes de trânsito cresceram 60% em fevereiro em comparação ao mesmo mês no ano passado em Piracicaba (SP). Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta semana, a metrópole do interior registrou 32 ocorrências de homicídio culposo por acidentes em fevereiro.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
O número é o maior considerando a série histórica desde 2021 em janeiro e fevereiro. Considerando o bimestre, o aumento foi de 47,37% neste ano em relação ao ano passado.
Confira a evolução dos dados no gráfico abaixo 📈👇

➡️ Entenda: A Polícia Civil registra casos como homicídio culposo por acidentes de trânsito quando a morte de outra pessoa é causada de forma não intencional devido à negligência, imprudência, imperícia ou violação das regras de trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê pena de detenção de 2 a 4 anos e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir para quem for considerado culpado pelo crime. 🚗🚨
⬇️ Queda de estupros e roubo de veículos
O balanço de fevereiro mostra uma queda de 28,89% do total de casos de estupro em Piracicaba em relação ao ano passado. No entanto, em 2023, houve um pico nas ocorrências deste tipo na metrópole: foram 90 casos registrados, o maior número desde 2021.
Neste ano, segundo a SSP, foram 64 ocorrências registradas em fevereiro. Na comparação bimestral, também houve queda: os casos caíram 20,73% em relação à janeiro e fevereiro de 2023.
📉 👇Veja abaixo os dados referentes ao total de estupros e roubo de veículos.
https://public.flourish.studio/story/2304381/
No entanto, a maior queda registrada em fevereiro foi nos casos de roubos de veículos: a redução foi de 47,35% em comparação à 2023. O primeiro bimestre do ano passado também teve alta em ocorrências deste tipo: em janeiro, foram 216, já em fevereiro, 226; os maiores da série histórica desde 2021.
⬆️ Tentativas de homicídio voltam a subir
O número de tentativas de homicídio registrados em Piracicaba voltou a subir após registrar queda em 2023, quando Piracicaba registrou 13 casos após ter tido 15 ocorrências do tipo em 2022. Neste ano, o número foi para 18, o que representa um aumento de 38,46%.
Esse é também o maior índice desde 2021, quando 12 casos ocorreram em fevereiro na metrópole. Na análise bimestral, o mês de janeiro apresenta queda de casos desde 2021; já o mês de fevereiro registrou um aumento de 2021 (12 registros) para 2022 (15 registros).
Ainda assim, conforme os dados divulgados pela SSP, os casos vêm caindo no início do ano desde 2021. 📈 Confira no gráfico abaixo. 👇

📈Lesão corporal dolosa e roubo de carga
Tanto os casos de lesão corporal dolosa quanto os casos de roubo de carga atingiram o maior número desde 2021, comparando os meses de janeiro e fevereiro.
A análise mês a mês mostra que os registros de lesão corporal vieram crescendo nos primeiros meses do ano. Fevereiro registrou um aumento de 14,53% em relação ao mesmo período do ano passado; em relação ao bimestre, o crescimento foi de 9,85%.
Em fevereiro também cresceram os casos de roubo de carga. Neste ano, foram 22 ocorrências contra 19 registradas no ano passado. O aumento é de 15,79%. Veja os dados nos gráficos abaixo. 👇

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias