Morador de Ribeirão Preto (SP), Vilmar Pereira encontrou um meio de continuar a praticar a arte que aprendeu na infância na Bahia. Motorista de ônibus de Ribeirão Preto chama atenção com apresentações de capoeira
Quem vê o motorista Vilmar Pereira chegando de camisa e gravata para dirigir os ônibus de uma empresa que com linhas de Ribeirão Preto (SP) para outros estados não imagina o que ele reserva no fim da viagem, quando deixa o volante para mostrar movimentos de capoeira para os passageiros.
As apresentações fizeram tanto sucesso que há anos repercutem nas redes sociais. Agora, o anseio dele é ir além dos treinos e performances, para poder passar adiante os conhecimentos na capoeira, sobretudo para os mais novos.
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Meu sonho é poder ter minha academia e poder dar aula para nossas crianças que são os admiradores principais dessa arte maravilhosa, pra levar a história pra frente da nossa arte da capoeira.”
Vilmar Pereira, de Ribeirão Preto (SP), surpreende passageiros de ônibus com capoeira
Aurelio Sal/EPTV
Vilmar é baiano, nascido no município de Urani (BA), mas vive há 30 anos no estado de São Paulo. A arte da capoeira ele aprendeu ainda na infância, quando “pulava a janela de casa”, nas palavras dele, para despistar a mãe.
Hoje, mesmo com as obrigações profissionais e o cansaço de encarar horas de estrada, ele deu um jeito de manter viva a paixão pela expressão cultural afro-brasileira ao transformar as plataformas das rodoviárias nos locais de suas apresentações, sem trocar a roupa social do trabalho.
“Quando entro no ônibus quase toda a viagem sempre tem um pessoal que conhece o motorista capoeirista e muitos abordam. (…) Aí eu chego lá [ ao destino final], já descem do ônibus e ficam esperando. Aí já começo a fazer a alegria deles divulgando a arte da capoeira”, conta.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Motorista de ônibus viraliza ao jogar capoeira sempre que termina viagens na região de Ribeirão Preto
Motorista Vilmar Pereira faz apresentações de capoeira para passageiros após viagens de ônibus
Aurelio Sal/EPTV
Os movimentos e saltos são avançados e considerados de risco, principalmente para quem não pratica capoeira. Por isso, além de todo o aquecimento, Vilmar explica que somente se apresenta aos término das viagens por questão de segurança e também para não estar cansado para o trabalho nas rodovias.
Ele também diz que sempre orienta as pessoas que não devem tentar reproduzir os movimentos sem a orientação de um profissional.
Motorista de ônibus de Ribeirão Preto chama atenção com shows de capoeira
“Os movimentos da capoeira cansam muito, sobrecarregam, isso não é bom, então o ideal é no final da viagem, porque aí eu já não tenho mais compromisso com o cliente, o carro já seguiu, a viagem já prosseguiu, e isso é maravilhoso.”
A iniciativa não só faz sucesso entre os passageiros, como também entre os colegas de trabalho de Vilmar, que o veem como uma inspiração para um estilo de vida mais saudável.
“Está sendo um incentivo muito positivo. (…) Os motoristas e outros funcionários de outros setores vêem ele tendo uma prática de exercício físico, mudando a alimentação, dando uma qualidade de vida para os funcionários da empresa”, afirma Marcos Romão, gerente regional da empresa de transporte.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região