Vídeo mostra momento em que vítima é jogada para cima após a colisão. Caso aconteceu em fevereiro deste ano. Mulher morreu cerca de um mês depois em consequência dos ferimentos. Mulher é arremessada para cima após atropelamento em Alegrete
A Polícia Civil indiciou por homicídio qualificado um motorista de 35 anos que era suspeito de ter atropelado uma mulher em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Fátima Jussara Toscani Fernandes, de 64 anos, morreu em 16 deste mês, cerca de 30 dias depois do acidente, que aconteceu em fevereiro. Uma câmera de segurança flagrou o que aconteceu (veja acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O nome do indiciado não foi informado pela polícia. À RBS TV, a defesa do investigado afirmou que “não teve acesso a integra do inquérito policial, por isso não pode comentar os fatos”.
O motorista deve responder por outros crimes, além de homicídio: omissão de socorro em razão de acidente de trânsito e fuga de local de acidente.
A delegada Fernanda Mendonça, responsável pela investigação do caso, entendeu que “há indícios suficientes da prática de homicídio doloso com dolo eventual”, quando o autor assume o risco de matar.
“Pelo que se apurou, além de estar trafegando em velocidade acima da permitida, o autor do atropelamento ainda havia ingerido bebida alcoólica durante toda a noite e a madrugada anteriores ao fato, bem como não parou para prestar socorro e fugiu do local, abandonando o veículo em local distante de sua residência”, explica.
O motorista chegou a ser preso em fevereiro, mas foi solto por decisão judicial após um habeas corpus. Com isso, ele responde pelos crimes em liberdade.
Segundo o advogado que defende o motorista, seu cliente foi voluntariamente à delegacia no mesmo dia do ocorrido e que a apresentação não foi recebida pela Polícia Civil.
O inquérito foi remetido ao Ministério Público (MP), órgão responsável por decidir se oferece, ou não, denúncia à Justiça. Caso seja ofertada a denúncia, ele será acusado formalmente dos crimes. Se a Justiça aceitar a denúncia, ele passa a responder a um processo, podendo ser condenado ou não.
O caso
Fátima foi atropelada na Avenida Tiarajú, no bairro Ibirapuitã. Uma câmera de segurança flagrou o acidente (veja no começo da reportagem).
As imagens mostram o momento em que a mulher caminha por uma ciclovia e vê o carro indo em sua direção em alta velocidade. Ela chega a tentar subir no canteiro central, mas é atingida pelo automóvel e arremessada para cima. Após, o motorista foge do local do acidente.
O carro dele foi encontrado abandonado em uma rua do município. Ele apresentava danos visíveis no para-brisa e em um dos faróis. O motorista foi localizado depois, interrogado e preso.
Mulher é atropelada em Alegrete
Reprodução/Farmácia Botoni
VÍDEOS: Tudo sobre o RS