9 de janeiro de 2025

Movido a bicicletas, cinema gratuito ao ar livre estreia em Itupeva nesta quarta-feira

‘BikeCine’ é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. Evento será a partir das 19h, no Complexo Esportivo Prefeito Dorival Raymundo. Cinema itinerante movido a bicicletas estreia em Itupeva com sessões gratuitas
Divulgação/@efectocine
Itupeva (SP) recebe nesta quarta-feira (27) uma sessão de cinema um tanto diferenciada: ao ar livre e totalmente movido a bicicletas. O evento será a partir das 19h, no Complexo Esportivo Prefeito Dorival Raymundo. A entrada é gratuita.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Unindo entretenimento, sustentabilidade e esporte, o BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, que pedala enquanto assiste ao filme.
A programação traz uma sessão de curtas-metragens variados, com recursos de acessibilidade, além da exibição do filme “Nosso Sonho”. A produção musical, conta a história da famosa dupla de funk brasileiro, Claudinho e Buchecha.
Apesar da entrada ser gratuita, é necessário fazer a reserva dos ingressos. 50% deles podem ser adquiridos de forma online, através do site. Os outros 50% serão distribuídos presencialmente, 1h antes do evento.
Marco Costa, idealizador do BikeCine, trabalha com projetos de cinema ao ar livre desde 2007 e já atuou em diversos tipos de exibição, incluindo o estilo “drive-in” e o modelo movido à energia solar. A inspiração, desta vez, surgiu ao ver a realização desse projeto no Uruguai, quando se encantou com a proposta.
“Decidi trazer essa ideia para o Brasil porque ela está muito alinhada com os pilares do projeto em que eu já atuo e desenvolvo, que são: acesso ao cinema, acesso a cultura, utilização de energia limpa – o pilar de sustentabilidade é muito forte nos nossos projetos. Sempre digo que o trabalho que realizamos é sobre pensar em formas diferentes e inovadoras de reunir pessoas para assistir filmes coletivamente. Hoje o consumo de audiovisual é cada vez mais individualizado, então a ideia é promover eventos que façam com que as pessoas mantenham esse hábito de assistir filmes coletivamente”.
Cinema itinerante movido a bicicletas estreia em Itupeva com sessões gratuitas
Divulgação/@efectocine
Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.
São 10 bicicletas fixas e seis bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Toda energia gerada é consumida no momento, e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
Tecnologia também nas imagens
A exibição dos filmes é feita em uma tela inflável que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre, para garantir a melhor experiência ao público.
“É uma grande alegria estrear este projeto que reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine”, conta Marco.
O projeto tem como objetivo proporcionar uma experiência cultural, colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O Complexo Esportivo fica na Rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, n° 300 – Jd São Vicente.
Cinema itinerante movido a bicicletas estreia em Itupeva com sessões gratuitas
Divulgação/@efectocine
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias