7 de janeiro de 2025

MP abre procedimento e pede esclarecimentos ao Saae sobre despejo de esgoto sem tratamento em córrego de Sorocaba

Caso foi publicado pelo g1 por três vezes consecutivas. Cidade apresenta novo despejo irregular de esgoto – desta vez, na zona norte. Esgoto sem tratamento é lançado em córrego de Sorocaba (SP)
Marcel Scinocca/g1
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um procedimento para analisar o despejo de esgoto sem tratamento em um córrego de Sorocaba (SP). O caso foi mostrado pelo g1 por três vezes consecutivas, sendo a última delas na semana passada.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O procedimento, chamado de notícia de fato, foi aberto pelo promotor Jorge Alberto Marum. Ele explica que a origem foi a reportagem do g1 sobre o tema. Com a situação, antes de abrir um inquérito, por exemplo, ele pede esclarecimentos ao Saae e à Prefeitura de Sorocaba sobre a questão.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) afirmou, nesta segunda-feira (18), que recebeu o questionamento do Ministério Público e prestará todos os esclarecimentos necessários dento do prazo determinado.
Despejo de esgoto sem tratamento em córrego de Sorocaba é registrado pela terceira vez
Entenda o caso
O córrego que passa por trás da Capela João de Camargo, no Jardim Faculdade, e que deságua no Rio Sorocaba , está desde janeiro recebendo de esgoto sem qualquer tipo de tratamento. Três flagrantes de despejo irregular foram flagrados em menos de 60 dias.
A estimativa, conforme apurado pelo g1, é de que, neste período, mais de 100 milhões de litros de esgoto, sem qualquer tratamento, foram lançados no local.
Registros do problema também foram feitos por moradores no fim de semana, entre 16 e 17 de março, no mesmo local, mostrando que a situação ainda não havia sido resolvida.
Despejo na zona norte
Córrego na zona norte de Sorocaba (SP) está recebendo esgoto sem tratamento
Arquivo pessoal
Nesta segunda, o g1 recebeu uma nova denúncia de despejo de esgoto sem tratamento em um córrego que deságua no Rio Sorocaba. O problema ocorre próximo de onde está sendo construída uma creche, no Jardim Alpes, que fica na zona norte de Sorocaba.
Sobre esse caso, não houve manifestação do Saae.
Os canais de atendimento para que os usuários denunciem possíveis casos de descarte irregular são os seguintes:
Telefone: 0800-770-1195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800;
e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br;
Presencialmente nos postos de atendimento nas Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping.
Conforme o Saae, todas as ocorrências são apuradas de imediato e são providenciadas as devidas soluções.
A autarquia lembrou, ainda, que, nos últimos anos, foram feitos diversos investimentos em saneamento na cidade, incluindo R$ 180 milhões para estações de tratamento de esgoto.
Prisão em Nova Odessa
Em Nova Odessa, cidade que fica na Região Metropolitana de Campinas (RMC), dois funcionários – a responsável técnica e o diretor técnico – da Coden Ambiental, a Companhia de Desenvolvimento de da cidade, foram presos.
Os funcionários da concessionária responsável pelo tratamento de água na cidade são investigados por despejo de esgoto direto – in natura – no Ribeirão Quilombo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias