Caso teria acontecido na Escola Estadual Alcimar Nunes Leitão, que fica localizada no bairro Conjunto Universitário, em Rio Branco. MP-AC investiga escola Alcimar Nunes Leitão por intolerância religiosa
Divulgação
O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento para apurar uma denúncia de intolerância religiosa na Escola Estadual Alcimar Nunes Leitão, que fica localizada no bairro Conjunto Universitário, em Rio Branco. Ao g1, a escola disse que não irá comentar sobre o caso. (Veja mais detalhes abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com informações recebidas pelo MP, um grupo de alunos candomblecistas teria sido impedido de realizar uma apresentação cultural sobre a religião de matriz africana durante um evento escolar em comemoração ao Dia da Consciência Negra, programado para o final deste mês.
A denúncia indica que a direção da escola teria barrado a apresentação de dança dos orixás, que incluiria o uso de atabaques e cânticos em iorubá, justificando que a exibição poderia ofender alunos e pais de tradição evangélica.
LEIA TAMBÉM:
Tenda de umbanda do Acre denuncia pastor por intolerância religiosa e preconceito e MP investiga caso
MP investiga vereador de Rio Branco suspeito de intolerância religiosa e racismo
Projeto ‘Comunidades Tradicionais’ pretende preservar e identificar casas de religião de matriz africana em Rio Branco
O caso está sendo acompanhado por meio da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.
O promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa enviou um ofício ao diretor da instituição solicitando esclarecimentos sobre os fatos. No documento, ele destaca que o intuito é reunir informações para instruir a notícia de fato que averigua possíveis práticas discriminatórias.
O g1 entrou em contato com o diretor da escola Alcimar Nunes Leitão, Amarildo Januário, que não quis comentar detalhes sobre o ocorrido. No entanto, ele informou que “o MP solicitou esclarecimentos sobre o assunto. A escola fez a resposta do que aconteceu e encaminhou a Secretaria de Educação, por ser sua mantenedora”.
G1 em 1 minuto – AC: vereador é investigado por intolerância religiosa e racismo
VÍDEOS: g1