A denúncia envolve cinco candidaturas supostamente fictícias ou “laranjas” na cidade. MP investiga denúncia de candidatos fictícios em São João Batista do Glória
O Ministério Público de Minas Gerais apura denúncias de candidaturas fictícias nas eleições municipais em São João Batista do Glória (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A denúncia envolve cinco candidaturas supostamente fictícias ou “laranjas”. As denúncias surgiram através do sistema de denúncias do TSE-MG, o Pardal, que recebe e apura relatos de irregularidades nas eleições.
As acusações supostamente indicam que os partidos políticos investigados teriam lançado candidaturas femininas apenas para cumprir a cota mínima de 30% de mulheres na chapa, conforme previsto na lei das eleições.
Urna eletrônica; eleição; voto; votação
Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo
De acordo com a legislação, esse percentual é exigido para garantir a inclusão de ambos os gêneros nas disputas políticas, promovendo maior representatividade.
Segundo informações da Promotoria de Justiça da Comarca de Alpinópolis, Larissa Brisola Brito Prado, as diligências que apuram as denúncias tiveram início no dia 14 de outubro, após o conhecimento de suposta fraude eleitoral no município.
A promotora ressaltou ainda que as investigações preliminares visam apurar a suposta responsabilização dos partidos e definir possíveis consequências legais aos envolvidos.
A Justiça pode requisitar documentos, realizar depoimentos tanto de investigados como de testemunhas e, posteriormente, intimar os representados para apresentar os esclarecimentos pertinentes.
O MP de Minas Gerais prevê ainda que as investigações terminem até a diplomação dos eleitos. As identidades dos investigados não foram divulgadas.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas