Titular do 1º Distrito Policial do município foi preso durante a operação, segundo o Gaeco. Crimes investigados são extorsão, corrupção e organização criminosa. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP), realiza, na manhã desta terça-feira (26), uma operação contra policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba (SP). O delegado titular do 1º Distrito Policial, José Clésio Silva de Oliveira Filho, foi preso, segundo o Ministério Público.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com o Gaeco, os crimes investigados são extorsão, corrupção e organização criminosa. No total, são cumpridos 14 mandados e busca e apreensão, além de 14 de prisão.
Os endereços são ligados a policiais civis, guarda municipais e também advogados. Funcionários da prefeitura também foram alvo da investigação. Segundo o MP, o crime de extorsão seria relacionado a empresários da cidade.
Veja quem são os presos:
Delegado titular do 1º DP de Indaiatuba
Policiais civis (investigadores e escrivãos)
Guardas Municipais
Advogados
Funcionários da prefeitura
O Ministério Público ainda afirmou que a residência do delegado e também a sede do 1º Distrito Policial de Indaiatuba são alvos de busca e apreensão. Dos 14 mandados de prisão, dez já foram cumpridos.
Os policiais civis presos serão levados para a corregedoria da Polícia Civil em Campinas (SP) e os demais para o 1º DP de Indaiatuba.
Gaeco faz operação contra policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba
Jorge Talmon/EPTV