27 de fevereiro de 2025

MP notifica Prefeitura de Cuiabá e cobra soluções para crise no atendimento do Hospital Santa Casa


Medida foi tomada após duas suspensões nos atendimentos pediátricos em menos de uma semana devido à superlotação. Hospital Estadual Santa Casa Cuiabá
Marcos Vergueiro/Secom-MT
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) notificou, nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Cuiabá cobrando uma solução urgente para a crise no atendimento pediátrico do Hospital Estadual Santa Casa.
A medida foi tomada após duas suspensões nos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil do hospital devido à superlotação, em menos de uma semana.
O Promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira informou que foi realizada uma reunião de emergência, na última sexta-feira (21), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para debater alternativas para solucionar a crise.
O promotor destacou a responsabilidade do município na assistência às crianças e reforçou a necessidade de um centro de referência pediátrico.
O g1 procurou a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
MP notifica Prefeitura de Cuiabá e cobra soluções para crise na Santa Casa
O encontro também discutiu sobre a retomada das obras do Centro Municipal Infantil (CMI), que deveria estar funcionando no antigo Pronto Socorro da capital, que foram interrompidas sem justificativa.
“Um centro médico infantil seria a solução. Nós abrimos uma investigação para entender porque as obras estão paralisadas. O espaço está praticamente pronto, mas não está em funcionamento”, disse o promotor.
Entenda a situação
Nas últimas semanas, o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa foi suspenso duas vezes, sob a justificativa de superlotação.
O hospital é mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que informou que a “medida é necessária para assegurar um bom atendimento às pessoas que já aguardam na recepção e para não colocar em risco novos pacientes que chegam ao local”.
Ainda de acordo com a secretaria, a superlotação aconteceu devido ao aumento da procura por serviços de saúde no período do ano em que há maior incidência de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além do aumento de casos de vírus respiratórios.
Atualmente, o Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa tem capacidade para realizar 120 atendimentos diários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Mais Notícias