21 de setembro de 2024

MP pede interdição de presídio após fuga de 6 detentos em MT

Local só será interditado após nomeação de novos policiais penais, segundo o MP. Um dos alvos da operação está preso no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande (MT)
Sesp-MT
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso pediu, nesta quinta-feira (4), a interdição do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana Cuiabá, até a nomeação de novos policiais penais. A solicitação é da promotora de Justiça Josane Guariente, que também requisitou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.
Na última terça-feira (2), seis detentos fugiram da unidade. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que informou que um procedimento interno será instaurado para apurar as circunstâncias do caso.
Conforme o MP, o pedido está embasado nas inspeções realizadas pelo órgão, que constataram “a precariedade de policiais penais, e o quanto o baixo efetivo de servidores prejudica o funcionamento adequado da unidade prisional, tanto no quesito segurança, como também no que se refere à violação de direitos das pessoas privadas de liberdade”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
“É claramente perceptível e inquestionável que o baixo efetivo de servidores acarreta a violação de direitos e gera problemas relativos à segurança, que afetam as pessoas que estão trabalhando ou cumprindo pena no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, se estendendo a toda a população”, disse a promotora.
A previsão é que sejam nomeados, a princípio, 492 policiais penais para as unidades prisionais do estado, e que 88 agentes sejam destinados para o Ahmenon Lemos Dantas, que, atualmente, possui 1.016 vagas, 16 policiais penais e abriga 1.085 pessoas privadas de liberdade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Fugas
Presos que fugiram da penitenciária
Reprodução
O seis presos que fugiram no dia 2 respondem por diversos crimes. Abaixo, veja a relação dos nomes e crimes cometidos pelos fugitivos:
Richardson Mourão Morais, 21 anos – Corrupção de Menores e Homicídio Qualificado
Rafael da Silva Pires, 24 anos – Tráfico de drogas
Guilherme de Jesus Oliveira, 27 anos – Tortura
Beacil Lopes do Nascimento Neto, 28 anos – Homicídio
Silomar Martins de Oliveira, 29 anos – Roubo
Daniel de Oliveira Souza, 37 anos – Homicídio e roubo
Outros três presos também fugiram da unidade no dia 14 de março. Dois deles foram encontrados cerca de 14 dias depois, no Bairro Novo Paraíso em Cuiabá, e em Pontes e Lacerda, a 483 km da capital, sendo eles:
Antônio Benedito Da Silva Pinho, de 36 anos
Daniel Franca Delgado, de 46 anos
Não há informações se o terceiro fugitivo, identificado como Kleberthe Goncalves Pereira, de 34 anos, já foi encontrado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp

Mais Notícias