2 de fevereiro de 2025

Mudança de regras de imigração provoca atrasos na emissão de vistos para brasileiros que buscam trabalho em Portugal


Os pedidos de visto aumentaram 10% em um ano. Só em 2024, foram quase 25 mil. O governo anunciou que vai contratar novos funcionários para a rede consular de Portugal no mundo, especialmente no Brasil. Portugal atrasa emissão de visto de trabalho para brasileiros
Em Portugal, uma mudança de regras de imigração do governo português tem atrasado a emissão de vistos para brasileiros que buscam trabalhar lá.
Evelyn esperou quase seis meses por um visto de trabalho que deveria sair em até 90 dias, a metade do tempo.
“Eu fiquei totalmente com a minha vida parada porque você não consegue fazer planos com a sua vida. Eu perdi muitas oportunidades de trabalho aqui porque eu achava que já ia sair, e propostas também em Portugal, que eu já tive oportunidade de trabalho lá e que as pessoas me perguntavam quando você vem e eu não sabia responder”, diz a cineasta Evelyn Santos.
Mudança de regras de imigração provoca atrasos na emissão de vistos para brasileiros que buscam trabalho em Portugal
Reprodução/TV Globo
Essa espera para quem quer morar e trabalhar por Portugal aumentou desde julho de 2024, quando o governo português endureceu as regras para os brasileiros conseguirem uma autorização de residência.
Antes, a lei permitia entrar no país como turista, por 90 dias, para procurar emprego. Quem conseguia trabalho fazia uma “manifestação de interesse” para se regularizar. Agora, já é preciso ter um visto de trabalho ou de procura de trabalho, emitido no Brasil, antes de embarcar.
A Débora e o Clemildo deram entrada juntos no processo. O visto dela saiu em 100 dias. O dele ainda não.
“Fizemos a aplicação juntos, no mesmo dia, no mesmo envelope, toda documentação tem o nome dele na minha documentação. A documentação dele tem o meu nome. Tudo foi feito, a aplicação, como casal. Eu não entendo porque o meu visto saiu de 19 de novembro e o dele desde então continua parado, em análise. Análise no posto consular faz 155 dias”, conta Débora.
Pedidos de visto aumentaram 10% em um ano
Reprodução/TV Globo
Os pedidos de visto aumentaram 10% em um ano. Só em 2024, foram quase 25 mil. O governo anunciou que vai contratar novos funcionários para a rede consular de Portugal no mundo, especialmente no Brasil, e também investir em formas de facilitar o processo.
“Um canal, uma espécie de via verde para que empregadores, junto dos postos consulares, possam, eles próprios, irem preparando a documentação, acelerando a tramitação e avaliação, para que possamos depois ter uma decisão, essa, final, da entidade pública estadual, da entidade da rede consular, que acelere o procedimento”, pontua o ministro da presidência de Portugal, Antônio Leitão Amaro.
“Infelizmente, não é justo esse tempo de espera, nós não concordamos, mas a recomendação é que se espere a emissão do visto e só venha quando o visto estiver no passaporte”, diz a presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Ana Paula Costa.
Ministro da presidência de Portugal, Antônio Leitão Amaro
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Brasil exige visto de mais de 60 nacionalidades para visita simples ao país; veja quais
Brasileiros sem-teto em Portugal: crise de moradia empurra imigrantes para ruas de Lisboa

Mais Notícias