Ferramenta lançada nesta sexta (8) é voltada para vítimas que já possuem decisão judicial que oferece proteção contra agressores. Ao ser acionado, dispositivo dispara alarme na central da corporação. Campinas lança botão para auxiliar mulheres com medidas protetivas em situação de risco
Campinas (SP) lançou nesta sexta-feira (8) um aplicativo destinado às mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva. O Botão SOS Gama permite o pedido de ajuda à Guarda de forma mais rápida em caso de aproximação do agressor.
Atualmente, 173 mulheres são acompanhadas pelo programa Guarda Amigo da Mulher (Gama).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a corporação, quando o botão é acionado, um alarme é disparado na Central de Comando da Guarda, e a viatura mais próxima do local é acionada para atender a ocorrência.
“O Botão SOS Gama é mais uma proteção às mulheres que são assistidas pelo programa e se soma às ações já realizadas na rotina da equipe do serviço”, ressaltou Maria de Lourdes Soares, comandante da Guarda.
O Programa Gama conta ainda com a Sala Lilás, na Base Centro da Guarda Municipal, inaugurada em 2021, que acolhe vítimas de violência doméstica. No local as mulheres recebem recebam orientação sobre os serviços disponíveis na Rede Protetiva e encaminhamentos judiciais.
Acolhimento, proteção e denúncia: conheça rede de apoio a mulheres vítimas de violência em Campinas
Vítima de relacionamento abusivo encoraja mulheres a quebrar ciclo: ‘A maior dificuldade você já está passando’
Medidas protetivas; violência contra a mulher; sobrevivência feminina
Bruna Bonfim/g1
Aumento de medidas protetivas
A adoção de medidas para ampliar a rede de proteção às mulheres se mostra necessária diante do universo de vítimas que procuram a polícia e a Justiça para se livrar dos agressores.
Dados do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) mostram que o número de medidas protetivas emitidas nas cidades de Campinas, Piracicaba, Limeira, Indaiatuba e Sumaré cresceu 14,6% no último ano.
Foram 3.501 registros em 2022, enquanto no ano de 2023 o número de medidas nessas cinco cidades chegou 4.014.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas