21 de setembro de 2024

Multas por uso de faixas exclusivas para ônibus crescem 158% em Campinas; veja locais com mais registros

Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo na metrópole, contra 736 no mesmo período do ano anterior. Infração é considerada gravíssima e gera multa de R$ 293,47. As multas por uso indevido de faixas e corredores exclusivos para ônibus tiveram alta de 158% em Campinas (SP) no primeiro trimestre de 2024, segundo um levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
🚘 Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo na metrópole, contra 736 no mesmo período do ano anterior. A infração é considerada gravíssima e gera aplicação de multa de R$ 293,47 (leia mais abaixo).
🛣️ Considerando todo o ano de 2023, a Emdec totalizou 3.623 autuações por uso indevido das faixas destinadas aos coletivos. As cinco vias que mais registraram infrações no período foram:
Avenida das Amoreiras (Corredor BRT): 1.160 autuações
Viaduto Cury (acesso ao Terminal Central): 724 autuações
Avenida John Boyd Dunlop (Corredor BRT): 720 autuações
Rua Carolina Florence: 298 autuações
Avenida Ruy Rodriguez/Rua Piracicaba (Corredor BRT): 215 autuações
Regras das faixas exclusivas
Segundo a autarquia, a circulação na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo é fiscalizada por agentes de mobilidade urbana que atuam “de forma volante em diversas regiões da cidade”.
🚫 O Código de Trânsito Brasileiro classifica o trânsito em faixas exclusivas como infração gravíssima, gerando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47.
Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que a preferência dos ônibus seja respeitada.
Carros são flagrados em faixas exclusivas do Corredor BRT em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Risco de acidentes
O especialista em trânsito Luiz Vicente destaca que a entrada de motoristas nas faixas destinadas ao transporte coletivo aumenta o risco de acidentes e atropelamentos. Por isso, a conscientização de condutores e pedestres é essencial.
“Essa entrada rapidinha muitas vezes não percebe a velocidade que o BRT está na via exclusiva, e o risco de acidente é muito mais alto, além do atropelamento quando se faz fora da faixa, em função dessa condição para aumentar essa velocidade do deslocamento das pessoas”, afirma.
A Emdec informou, em nota, que realiza operações de dissuasão para minimizar as situações de desrespeito, mantendo agentes diariamente nos horários de pico nos principais corredores.
“As faixas exclusivas priorizam a circulação dos ônibus, proporcionando mais agilidade e previsibilidade aos milhares de usuários que utilizam o sistema diariamente. As faixas exclusivas diminuem a disputa por espaço com os demais veículos e proporcionam mais confiabilidade na operação”, diz o texto.
Luiz Vicente, especialista em trânsito
Reprodução/EPTV
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