10 de janeiro de 2025

Mundial de ‘pega-pega’? Brasil vai à Índia participar da primeira Copa do Mundo de Kho Kho


Dois atletas de flag football de Votorantim, no interior de SP, integram a seleção brasileira, que embarcou ao país asiático nesta semana; conheça o esporte e veja a tabela. Mundial de ‘pega-pega’: Brasil vai à Índia participar da primeira Copa do Mundo de Kho Kho
O Brasil vai participar da primeira edição da Copa do Mundo de Kho Kho, esporte tradicional na Índia, país que vai sediar o evento. Mas afinal, o que é Kho Kho? O nome pode até soar estranhamente, mas é bem provável que já tenha brincado quando criança. A modalidade é um tipo de “pega-pega” (conheça as regras abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
E dois atletas do interior de SP se juntaram a outros 17 de outros estados para completar a primeira seleção brasileira da modalidade. Gabriel Andrade e Dalton de Oliveira, de Votorantim(SP), foram convocados para disputar o torneio, que será realizado em Nova Deli, na Índia, entre os dias 12 a 19 de janeiro de 2025. O grupo embarcou nesta quinta-feira (9).
Gabriel (à esquerda) e Dalton, atletas de flag football de Votorantim, participam da primeira Copa do Mundo de Kho Kho na Índia
Khokhobrazil Instagram Reprodução
Ao g1, Gabriel, de 25 anos, conta que é atleta de flag football, uma modalidade de futebol americano, e que faz parte do time Capivaras, de Votorantim, comandado pela técnica Laura During. Conforme Gabriel, Laura foi convidada para ser a técnica da seleção na competição na Índia e acabou sendo convocado.
“O nosso time vai se chamar Caramelos Kho-Kho, nada mais brasileiro do que isso. Além da nossa garra como atletas e do nosso povo, vamos também homenagear o cachorrinho que está na graça de todos os brasileiros”, comenta Gabriel.
Dois atletas de flag football, de Votorantim (SP), integram a seleção brasileira de Kho Kho
Divulgação
Gabriel ressalta que, assim como o futebol, que um dia já foi desconhecido por aqui, sendo apresentado pelo ingles Charles Miller (1874-1953), com o Kho Kho não é diferente.
“Aqui tudo é muito novo, tanto para a gente quanto para toda a América do Sul. Não era um esporte muito conhecido para cá, apenas no Sul da Ásia. Esperamos ser ótimos representantes dos nossos torcedores”, diz orgulhoso de fazer parte da primeira edição.
Initial plugin text
Danton Oliveira, de 25 anos, disse estar muito emocionado e feliz por poder defender as cores do Brasil em uma competição que pode revelar outros talentos de esportes diferentes no Brasil. O jovem espera que o projeto seja contínuo para outros atletas.
“É uma visão de longo prazo, primeiro queremos que o esporte seja conhecido. Para isso, foi criada a Copa do Mundo, com vários países como o Brasil. E vamos trabalhar para que o esporte seja reconhecido como esporte olímpico e, quem sabe, esteja nas próximas Olimpíadas”, fala.
Serem os primeiros a disputar a competição pelo time Brasil é, além de uma grande responsabilidade, emoção e ansiedade imensas. “Um misto de sentimentos, estou muito empenhado e feliz em poder fazer parte da seleção. Estou treinando bastante e fazendo tudo para representar não só o Brasil, mas toda a região de Sorocaba”, conta.
Treinadora de Kho Kho e atleta de flag foot Laura Doering em conversa com a TV TEM
Reprodução/TV TEM
A palavra da treinadora
A treinadora de Kho Kho e atleta de flag foot, Laura Doering, diz que a escolha dos atletas foi um desafio grande, pois como eles se conhecem apenas por jogarem flag football, ela teve que além de apresentar a modalidade, explicar como se joga.
“Os treinamentos com os atletas foram de três a quatro meses, por isso foi uma escolha minuciosa, um grande desafio para mim e para eles. Pois, como é novo o esporte para nós aqui, eles tiveram que estudar as regras”, contou.
O flag football, como explica a treinadora da primeira seleção brasileira de Kho Kho, foi um grande laboratório para escolher quem iria para Índia.
“As minhas referências eram os atletas que tinham capacidade de troca de direção, explosão e velocidade,” explica. Pois, no Kho Kho, os atletas que estão agachados precisam ser ágil quando acionados para pegar o adversário.
A seleção brasileira é formada por 19 atletas, sendo dois catarinenses, um goiano, dois paulistas e 14 do Rio Grande do Sul.
Seleções e Grupos da 1ª Copa de Kho Kho
O Brasil está no grupo que tem a poderosa seleção indiana, uma das favoritas a conquistar a Copa. Além do Brasil, outro país sulamericano convidado para a primeira edição é o Peru.
Os dois melhores times de cada grupo se classificarão para as quartas de final e até a grande final.
Grupo A: Índia, Nepal, Peru, Brasil, Butão
Grupo B: África do Sul, Gana, Argentina, Holanda, Irã
Grupo C: Bangladesh, Sri Lanka, República da Coreia, Estados Unidos da América, Polônia
Grupo D: Inglaterra, Alemanha, Malásia, Austrália, Quênia
Tabela dos jogos do Brasil na primeira Copa do Mundo de Kho Kho
Reprodução
Sobre o esporte
O Kho Kho, um estilo de “pega-pega”, é um esporte dinâmico que surgiu na Índia e se popularizou na região sul do país. A modalidade combina agilidade, trabalho em equipe e muita estratégia. Com o passar do tempo, o esporte foi se modernizando, chegando a ser disputado em campeonatos nacionais e internacionais.
Dupla de Votorantim irá representar o Brasil em torneio de Kho Kho
Dois times se alternam entre atacantes e defensores. O objetivo é pegar os jogadores dos adversários de movimentação em um campo retangular.
As partidas são divididas em quatro rounds de sete minutos, com dez jogadores se revezando, sendo sete que atacam e três que se defendem. Quem tiver mais pontos entre os sete minutos ganha.
O nome “Kho Kho” vem do som que os jogadores precisam fazer durante o jogo, ou seja, passar a vez a um colega ou validar o toque de pegar o adversário. O jogo exige velocidade, reflexos rápidos e muito planejamento.
* Colaborou sob supervisão de Eduardo Ribeiro Jr.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias