Por meio da iniciativa, profissionais de saúde poderão enviar dúvidas sobre casos clínicos para uma plataforma. Os questionamentos serão respondidos em até 72 horas por teleconsultores especializados. Os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas têm até o dia 28 de junho para aderir ao projeto de teleconsultoria clínica.
Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, por meio da iniciativa, profissionais de saúde poderão enviar dúvidas sobre casos clínicos para uma plataforma. Os questionamentos serão respondidos em até 72 horas por teleconsultores especializados. A adesão deve ser feita no Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais (SigRes).
A intenção do projeto – que é da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – é integrar os serviços municipais de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Atenção Especializada (AE). Há ainda outros objetivos.
Identificar e acompanhar precocemente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de alto risco
Viabilizar a implementação dos fluxos e protocolos da linha de cuidado materno infantil
Otimizar os encaminhamentos de pacientes para os serviços de atenção especializada
Apoiar a manutenção e o aumento da resolubilidade dos atendimentos nos serviços de atenção primária à saúde
O projeto de teleconsultoria clínica foi aprovado em 15 de maio. Inicialmente, serão incorporadas as seguintes especialidades: ginecologia; obstetrícia; mastologia; pediatria; endocrinologia; dermatologia; ortopedia; urologia; reumatologia; proctologia; cardiologia; neurologia; pneumologia; gastroenterologia; nefrologia e geriatria.
A participação do Norte de MG foi aprovada em 7 de junho após uma reunião entre autoridades de saúde em Montes Claros. Em um ano, 16,6 mil teleconsultorias devem ser ofertadas aos 86 municípios da região, que juntos possuem uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas.
Antes do início das teleconsultorias, os profissionais indicados pelos municípios participarão de treinamento online ministrado pelo serviço de teleconsultoria do hospital das clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.