23 de setembro de 2024

Museu Índia Vanuíre celebra Semana dos Povos Indígenas com atividades especiais em Tupã

Com início nesta terça-feira (9), o evento trará representantes de diversas etnias indígenas para contar os desafios que esses povos enfrentam atualmente e também abordará tradições, cultura e conhecimentos ao longo de gerações. Programação segue até 19 de abril, data que celebra o Dia dos Povos Indígenas. Museu Índia Vanuíre a 52ª Semana dos Povos Indígenas, em Tupã (SP)
Sistema Estadual de Museus de São Paulo/ Divulgação
Até o próximo dia 19 de abril, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), promove a 52ª Semana dos Povos Indígenas, com diversas atividades que exaltam o respeito, o entendimento e a valorização das culturas originárias.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Com início nesta terça-feira (9), o evento trará representantes de diversas etnias indígenas para contar os desafios que esses povos enfrentam atualmente e também abordará tradições, cultura e conhecimentos construídos ao longo de gerações.
No dia de abertura, o evento será marcado por apresentações de danças e cantos com representantes das etnias Kaingang e Krenak. Ainda entre as atividades do dia, haverá uma roda de conversa com Moisés Araújo e Eliandro Sebastião, ambos da etnia Terena. Eles compartilham saberes, tradições, histórias e desafios enfrentados pelas comunidades indígenas.
Após a roda de conversa, será realizada uma oficina de artesanato indígena. Guiados por artesãos que preservam saberes ancestrais, os participantes poderão aprender a confeccionar peças como pulseiras, brincos, colares, cerâmicas e pinturas.
Ainda nesta terça-feira, acontece uma edição especial do tradicional projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”. O público poderá participar também de uma roda de conversa com o cacique da aldeia Kopenoti, Chicão Terena.
As atividades da 52ª Semana dos Povos Indígenas contam com o ingresso voluntário, conhecido no mundo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser). A entrada é livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.
A programação tem início sempre às 9h, com a abertura do museu, e o cronograma completo das atividades pode ser conferido no site da instituição. O evento segue até 19 de abril, data que celebra o Dia dos Povos Indígenas.
Localizado na Rua Coroados, 521, no centro de Tupã, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias