20 de setembro de 2024

Mutirão coleta DNA de familiares de desaparecidos para ajudar na localização; veja pontos na região

IMLs de Campinas e Americana participam da Semana de Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. Mutirão coleta de amostras de DNA de familiares de pessoas desaparecidas no estado de SP
As unidades do Instituto Médico Legal (IML) de Campinas e Americana estão entre as 13 do estado de São Paulo que integram a Semana de Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. O objetivo da ação é coletar material genético de familiares de desaparecidos para ajudar a localizá-los por meio do DNA.
A mobilização acontece até sexta-feira (30), e para participar é necessário apresentar um documento de identidade com foto e o boletim de ocorrência de desaparecimento do familiar.
O material genético pode ser colhido por meio de células da mucosa oral ou a partir de uma gota de sangue do dedo.
Entre novembro de 2023 e maio de 2024, pelo menos 24 restos mortais foram identificados no estado paulista por meio do banco de DNA.
“A gente poder dar uma resposta aos familiares de desaparecidos que, muitas das vezes, ficam procurando seu ente querido por anos. É extremamente significante. Eles não sabem se a pessoa sumiu de propósito ou foi vítima de um acidente, sequestro ou qualquer outra coisa. Com a rede de perfis genéticos podemos fazer essa comparação de DNAs pelo Brasil todo”, enfatizou Ana Claudia Pacheco, perita criminal e diretora do Núcleo de Biologia e Bioquímica da Superintendência da Polícia Técnico-Científica.
Familiares buscam por pessoas desaparecidas na região de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Segundo o estado, a prioridade é coletar o DNA de familiares de primeiro grau, como pais, filhos e irmãos biológicos, sendo recomendado que pelo menos dois familiares participem da coleta.
As equipes também solicitam que o familiar leve objetos que possam ter material genético do desaparecido, como amostra de cordão umbilical, algum dente que se tenha guardado ou escova de dente.
Além do mutirão, a coleta de DNA também ocorre todas às quartas-feiras nos Institutos Médicos Legais (IML) do estado, mediante agendamento pelo site.
IML Americana
Endereço: Avenida Angelo Pascote, 90 – Distrituo Industrial Nossa Senhora de Fátima
Telefone: (19) 3462-3894

IML Campinas
Endereço: Rua Barão de Parnaíba, 300 – Botafogo
Telefone: (19) 3236-2833.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias